Nunca se ouviu falar tanto em lives, quanto no período da pandemia, não é mesmo? De lá pra cá, outras “modalidades” surgiram, abrindo caminho para marcas que despontaram na mesma época, se firmando através de live shop. Como a marca O Closet da Lilla, de Leticia Serafini e Luana Maraston.
As duas fizeram a primeira live em 2021, de maneira totalmente despretensiosa, na varanda da casa de Luana. “Celular, coração apertado e aquele frio na barriga clássico – o medo de não entrar ninguém”, conta ela. Mas entraram, poucas a princípio, mas o suficiente para as sócias acreditarem em seguir em frente. As lives cresceram com a empresa e, hoje, elas agradecem por não terem desistido.
A história de Lu e Le, como são chamadas por suas clientes, começou um pouco antes de 2021, na Itália. As duas se conheceram quando Leticia, que é de Colatina, no Espírito Santo, estudava joalheria e Luana, paulista, fazia design de interiores por lá. Quando voltaram para o Brasil, foram trabalhar juntas em uma loja grande no centro de São Paulo, onde moram. Leticia como designer, Luana como gerente da loja. Foi o suficiente para perceberem que juntas funcionavam muito bem e vendiam muito.
A vida seguiu, Luana teve seu primeiro filho e saiu da loja. Em seguida Leticia também se tornou mãe e saiu da loja. Em 2021, logo depois da pandemia, Leticia ligou para Luana e disse: “A gente dá um match maravilhoso. Vamos tentar alguma coisa juntas?” Juntaram R$500,00 e começaram a revender peças. Era pouco, mas foi o começo. No entanto, as duas começaram a se frustrar porque não encontravam exatamente aquilo que queriam para revender, algo que falasse mais e melhor sobre o estilo de ambas.
A partir dali, nasceu a linha ‘Ateliê’, de O Closet da Lilla, extremamente autoral, com a personalidade das duas “gritando” em cada peça. As lives reforçaram esse perfil e, hoje, representam entre 70% e 80% de todo o faturamento da empresa. “Um número expressivo, quando lembramos que tudo começou com 10, 12 pessoas entrando timidamente nas primeiras transmissões”, relembra Luana.
Atualmente, são, ao menos, três lives semanais – às terças, quartas e sextas -, que vêm crescendo e aumentando, com novas clientes, fortalecendo tudo aquilo que tornou essa história real: trabalho feito com as próprias mãos. Além de Leticia, que a princípio esteve à frente da produção direta das peças, hoje, existe uma equipe de mulheres que trabalham de suas casas, confeccionando cada uma delas. São pessoas que já se aposentaram, que precisam complementar a renda ou têm que trabalhar de casa.
Leticia e Luana seguem para 2026 com planos ainda maiores. A ideia é ampliar o Ateliê, fortalecer o perfil autoral, que vem ganhando cada vez mais espaço. Obviamente, o crescimento deu destaque às duas que, recentemente, estiveram na Casa Vogue e foram convidadas para fazer parte da Carandaí 25 com suas criações. A estreia da dupla acontece no próximo dia 27 de novembro, aqui no Rio de Janeiro, no BarraShopping, a partir das 17:00 horas, na nova loja conceito da plataforma colaborativa carioca.
De quebra, as meninas convocaram Ana Prado, ex-participante do programa ‘Casamento às Cegas’, como embaixadora da marca. Ana apresenta, junto com Luana, as lives das quartas e sextas à tarde – as de terça à noite, a partir das 18:30 horas, são apresentadas pelas sócias, Lu e Le.



















