A Brasa Editora, com sede em Porto Alegre, inicia uma nova fase no mercado editorial brasileiro. A editora foi adquirida pela Holding in.Pacto, em mais uma aposta estratégica do grupo no setor cultural. Com isso, passa a contar com uma estrutura de retaguarda especializada em comunicação, tecnologia e conteúdo, potencializando a visibilidade de suas obras e ampliando sua presença no cenário nacional.
A Brasa, vencedora do Troféu HQMIX de ‘Editora do Ano’ em 2025, foi criada com o propósito de publicar quadrinhos que refletem a diversidade cultural brasileira.
O novo momento da editora já rendeu frutos. Em parceria com a Academia Brasileira de Letras (ABL), a Brasa está desenvolvendo a série ‘Machado de Assis em Quadrinhos’, que propõe uma releitura gráfica da obra do autor para novos públicos – contribuindo para democratizar o acesso à literatura clássica por meio da linguagem dos quadrinhos.
“A Brasa preserva sua linha editorial autoral e crítica, mas agora conta com uma base capaz de ampliar o impacto das suas obras. É um passo importante para dar mais visibilidade à produção cultural independente”, afirma Klécio Santos, CEO da Holding in.Pacto.
Sob a curadoria do editor Lobo, com passagens pelas casas Desiderata e Barba Negra, a Brasa segue apostando em narrativas inovadoras, visibilidade para autores brasileiros e uma curadoria voltada à valorização da diversidade e da cultura gráfica nacional.
Com mais estrutura e capilaridade, a editora se prepara para ampliar seu impacto cultural, conectando conteúdo editorial a estratégias de comunicação integradas.
Na foto de abertura desta matéria: Lobo, Samanzuca e Rodrigo Geraldi, em foto de Antônio Mainiere.





















