• Artplan assina campanha que questiona a ausência de pessoas negras em posições de liderança no Brasil

    Geledés – Instituto da Mulher Negra, lança agora em novembro, no Mês da Consciência Negra, a campanha ‘Quem Vem Depois’, criada pela Artplan a partir da constatação de que apesar dos avanços sociais das últimas décadas, a presença de pessoas negras em posições de liderança e destaque ainda é uma exceção no Brasil.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    A iniciativa pretende ampliar a visibilidade e a representatividade do Instituto, que há quase quarenta anos vem atuando no combate ao racismo e ao sexismo, na defesa dos direitos das mulheres negras. A campanha pretende estimular a reflexão sobre a presença de pessoas negras em cargos de liderança através do questionamento: “quem vem depois”? Além de pensar nas futuras gerações, o propósito é impulsionar mudanças desde já, abrindo espaço para pessoas negras que estão no mercado de trabalho.

    A ação reúne personalidades que representam trajetórias precursoras dentro do movimento negro e da política brasileira. Nomes como Joaquim Barbosa, primeiro presidente negro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ana Maria Gonçalves, primeira mulher negra eleita para a Academia Brasileira de Letras (ABL), Nilo Peçanha, primeiro presidente negro do Brasil, entre outras personalidades.

    A campanha quer buscar a resposta sobre ainda não ter uma segunda pessoa em cada uma dessas posições, destacando esses pioneiros, o Geledés convida a sociedade a refletir sobre a descontinuidade e sobre o que impede que novas trajetórias tenham início e se multipliquem. A provocação é clara: reconhecer o valor dos que abriram caminhos deve vir acompanhado do compromisso coletivo de garantir que estes pioneiros não permaneçam sozinhos em seus feitos.

    Debora Moura, head de Atração e D&I da Artplan e do Grupo Dreamers, conta que “O lançamento no Mês da Consciência Negra não é uma mera coincidência, é um convite coletivo para que a sociedade se mova e garanta que existem muitos ‘segundos’, ‘terceiros’ e ‘próximos’ depois deles”.

    Uma ativação com influenciadores e celebridades reconhecidos por suas atuações sociais e de comunicação está incluída na campanha. Lázaro Ramos, Taís Araújo, Camila Pitanga, Jacira Doce, Rodrigo França e Kemla Baptista são alguns deles.

    O site da campanha já apresenta em destaque as participações das personalidades, assim como também as peças digitais, para rádio e OOH em diversas praças. A Artplan assina a criação.

    Renata Suter

    Jornalista, Renata Suter é editora da Janela Publicitária

    Join the Discussion

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    arrow
    ×