Designer mais premiado do Brasil, um dos nomes mais importantes da propaganda e não por acaso, o criador, na década de 1990, do mote ‘Da família Bauducco para a sua família’, Marcello Serpa assina o prefácio do livro ‘Se não tiver, a gente faz’, que conta a história de Massimo Bauducco, da empresa que leva o sobrenome que se tornou tão conhecido pelos brasileiros.
O imigrante italiano Carlo Bauducco chegou ao Brasil na década de 1950, quando a palavra panettone era pouco ou quase nada conhecida por aqui. Com a experiência que adquiriu na área da confeitaria, o empreendedor decidiu produzir o tal “pão de Natal” em larga escala e torná-lo mais acessível aos brasileiros e, de quebra, matar um pouco da saudade de seu país de origem.
Assim começou a empresa Bauducco, que se transformou na marca de alimentos mais amada do Brasil, – segundo o Instituto Hibou, em 2025 -, presente hoje em mais de 50 países, entre eles, os Estados Unidos. O livro, publicado pela Editora Companhia Nacional, apresenta a história de muitos desafios da trajetória de Carlo e seus irmãos e chega hoje às principais livrarias físicas e online do país, além das lojas da marca.
Do primeiro empreendimento no Brás, passando pelo incêndio da primeira fábrica em Guarulhos em janeiro de 1981, até a criação da franquia Casa Bauducco, Massimo revela como a marca se tornou conhecida.
E uma curiosidade: como uma empresa familiar passou por gerações com solidez, ainda que com percalços, e que o segredo para isso sempre foi os valores dos Bauducco como base para o sucesso. “Este livro não é uma biografia, mas uma narrativa sobre o empreendedorismo de uma família. A marca registrada da Bauducco é essa: a nossa essência”, conclui Massimo.
Serviço:
‘Se não tiver, a gente faz – tradição, inovação e paixão: a receita de sucesso da família Bauducco’
Autor: Massimo Bauducco
Editora: Editora Companhia Nacional



















