Um dos mais tradicionais prêmios da propaganda brasileira chega à Edição 2025 totalmente renovado. O Prêmio Colunistas, que há quase seis décadas valoriza e premia a criatividade e a excelência em comunicação, está de marca nova, criada pela WMcCANN, agência responsável por traduzir em design o equilíbrio entre legado e futuro.
Além da nova marca, o Colunistas também atualizou o site. Agora, as inscrições poderão ser feitas até mesmo por celular. Tudo novo e, claro!, regulamento também novo, mais as funcionalidades do site que, ao longo da Edição 2025 serão apresentadas ao mercado. À frente da mudança do site, Tiago Ferrentini, diretor-executivo da Editora Referência e filho de Armando Ferrentini, um dos criadores da premiação.
“O Prêmio Colunistas foi criado em 1967 pelos jornalistas Armando Ferrentini, Cícero Silveira e Eloy Simões, quando ainda não havia qualquer premiação ao mercado publicitário brasileiro. Como prêmio pioneiro, o Colunistas merecia uma repaginação para continuar querido e respeitado pelo mercado. A WMcCann Rio foi muito feliz no desenho do novo logotipo, que coroou todas as mudanças nesta edição de 2025, desde o novo site até a forma de inscrição”, comenta Tiago.
A atualização da identidade vai além da simples mudança estética: simboliza a modernização do prêmio e sua sintonia com a transformação constante da indústria. A nova marca, concebida e criada por Felipe Gomes, designer de formação e diretor de criação associado da WMcCANN, preserva a relevância histórica do Colunistas, ao mesmo tempo em que adota uma linguagem contemporânea, reforçando seu papel como referência para profissionais, agências e anunciantes.
O ponto de partida de Gomes foi transformar a marca em um ícone. Os arabescos do antigo logo foram reinterpretados em uma única forma, dando vida a um símbolo que sintetiza todo o universo da comunicação. O ‘C’ remete ao Colunistas, mas também à criatividade, campanha, conteúdo, conceito, conexão, colaboração, conversa e comunicação – atributos que definem a essência do prêmio. Já o símbolo formado pelo ‘C’ representa uma marca viva, que fala, que se expressa e que se conecta com o mercado em constante transformação. A criação de um ícone era necessária para dar mais força e reconhecimento visual ao Colunistas, como acontece em outros prêmios que marcam a história da propaganda mundial.
No estudo de cores, o verde neon traduz inovação e energia, exaltando boas ideias, enquanto o laranja remete à criatividade, imaginação e entusiasmo. Essa combinação reforça o frescor e a contemporaneidade da marca, carregando em cada detalhe o espírito da transformação.
“Mais do que atualizar a estética, minha intenção foi criar uma marca que refletisse a energia da transformação que o mercado vive, sem abrir mão do legado de credibilidade do Colunistas. É uma identidade que olha para frente, mas que também homenageia o passado”, comenta Gomes.
A campanha
A agência WMcCANN assina toda a campanha do Prêmio Colunistas Edição 2025. Não à toa, o vice-presidente executivo e diretor-geral da WMcCANN Rio, Márcio Borges foi o Publicitário do Ano do Colunistas Brasil Edição 2024, assim como João Resende, diretor de criação da agência, foi o redator do Prêmio Marcio Ehrlich / Colunistas Rio 2024. Ou seja, talento não faltava para marcar essa nova fase do Colunistas.
A reformulação da marca acompanha o lançamento da campanha de inscrições para a Edição 2025. Dividida em fases, a estratégia contempla um teaser incial, seguido do lançamento da nova marca, peças digitais e filmes para impulsionar a participação do mercado. Na segunda etapa, a partir de outubro, influenciadores e novos conteúdos reforçarão o convite de inscrição para o prêmio.
As regionais
A partir da Edição 2025, a Editora Referência assume a realização do Prêmio Colunistas. As regionais foram assim distribuídas e terão a direção e a organização de seus coordenadores:
Brasília, Minas Gerais e Espírito Santo – Fernando Vasconcellos
Centro-Leste e Rio de Janeiro – Renata Suter
Norte Nordeste – Nelson Cadena
São Paulo – Editora Referência
Sul – Rejane Brum
O novo site e as inscrições
Também a partir desta edição, as regionais terão seus próprios suportes técnicos para auxiliar as agências, caso surja alguma dúvida. No site há suporte online e os números para contato com cada regional.
Tiago Ferrentini fala sobre as novidades no site: “Agora é tudo 100% online, inclusive com a possibilidade de o pagamento ser feito online por PIX, boleto ou cartão de crédito, nesta última opção há a possibilidade de parcelamento em até 12 vezes. O que se manteve no Colunistas de 2025 foi o rigor no julgamento das peças inscritas, que continuará a ser feito por jornalistas especializados em publicidade e propaganda”.
A atualização da plataforma era um projeto antigo do Colunistas que, finalmente, saiu do papel. O novo site tem diversas funcionalidades, desde as inscrições até o julgamento. Todo o processo é realizado dentro dele, incluindo pagamento – três opções: boleto, pix e cartão – e emissão de nota fiscal.
Para as agências que pediam inscrições feitas até mesmo por celular, o desejo foi atendido. Ou seja, tudo pronto para as inscrições do Prêmio Colunistas Edição 2025 e, pela primeira vez, não haverá extensão no prazo das inscrições, que começam hoje, dia 29 de setembro, e serão encerradas, em todo o Brasil, no dia 15 de dezembro.