A ABAP, Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema de Publicidade, lançou o Código de Conduta para Inscrição de Agências em premiações. Após as polêmicas que marcaram a edição deste ano do Cannes Lions, entidades e premiações vêm se preocupando em tornar o processo claro, cristalino e honesto.
O documento estabelece diretrizes para apoiar as agências e assegurar que a participação em festivais siga padrões éticos e responsáveis com todo o ecossistema de comunicação.
O Código foi construído ouvindo lideranças do setor, entidades parceiras e profissionais experientes no ecossistema criativo. A iniciativa é um compromisso coletivo com a reputação da publicidade brasileira e já foi assinada por mais de 50 agências associadas à ABAP.
Marcia Esteves, presidente da ABAP, conta que “Nossa proposta é orientar o mercado com um documento simples, estimulando todo o ecossistema a assumir esse compromisso, para que a publicidade brasileira continue sendo uma referência para o nosso país e para o mundo”.
O texto do Código de Conduta para Inscrição de Agências em premiações é composto por quatro partes: Princípios Fundamentais, Requisitos para Inscrição, Condutas Vedadas e Responsabilidade de Liderança.
Na primeira parte, estão listados compromissos com a verdade, transparência, integridade profissional, responsabilidade social e sustentabilidade do setor. Nela, há indicativos sobre as informações fornecidas aos festivais, que devem ser precisas, verificáveis, com as devidas fontes e datas claramente indicadas. O texto também faz referência às métricas da campanha, que devem ser claras e, se possível, oficiais.
Entre os requisitos para inscrição, a ABAP destaca o respeito aos critérios de cada festival e a necessidade da veiculação real das campanhas.
As agências devem ter autorização formal do cliente para utilizar a marca em campanhas participantes de festivais e toda peça inscrita deve ter sido previamente aprovada pelo cliente anunciante.
O documento termina com a recomendação de que cada agência crie uma política interna de aprovação das peças para participação nos festivais, com times responsáveis por revisar e validar os cases, verificando documentos, dados informados e nomeando um responsável designado para cada inscrição.
Leia aqui o Código, na íntegra.