• YouTube anuncia expansão da plataforma para o Brasil

    Durante evento evento anual ‘Made on YouTube’, a plataforma de vídeos revelou hoje os seus principais  anúncios para as próximas décadas da produção de conteúdo. Para o Brasil, o destaque ficou com a expansão do Programa de Afiliados do YouTube Shopping no país.

    Outros recursos globais focados em facilitar a criação colaborativa, aprofundar a conexão com os fãs por meio de lives, e o futuro da criação com IA, que começa a ser testado nos Estados Unidos, também foram anunciados. 

    “Vemos a IA como a próxima evolução dessas ferramentas – projetadas para potencializar a criatividade e a narrativa humana. Mas não se enganem – nenhum estúdio, rede, empresa de tecnologia ou ferramenta de IA dominará o futuro do entretenimento. Esse poder pertence a vocês, os criadores”, afirmou Neal Mohan, CEO do YouTube, durante o evento.

    Foco no Brasil

    O principal anúncio para o mercado brasileiro é a chegada do Programa de Afiliados do YouTube Shoppping. Em processo de lançamento no país, o recurso permitirá que criadores elegíveis marquem produtos em seus vídeos e Shorts, ganhando comissões sobre as vendas que gerarem. O programa conta com mais de 500 mil inscritos globalmente e tem mostrado crescimento o Volume Bruto de Mercadoria do YouTube cresceu cinco vezes em relação ao ano anterior.

    “O Brasil tem um dos ecossistemas de criadores mais vibrantes do mundo. A chegada do Programa de Afiliados do YouTube Shopping ao país é um marco importante”, afirma Clarissa Orberg, head de parcerias do YouTube.

    Principais lançamentos globais

    Para aprofundar a conexão entre criadores e fãs, o YouTube investiu fortemente em lives – as transmissões ao vivo. O formato é crucial para a plataforma, em média, mais de 30% dos espectadores diários logados na plataforma assistiram a conteúdo ao vivo, isso apenas no segundo semestre. As novidades globais permitirão que criadores transmitam simultaneamente nos formatos horizontal e vertical, unindo os espectadores de ambos em um único chat. A IA também criará automaticamente sugestões de Shorts a partir dos melhores momentos da live, e novos criadores terão um modo de “ensaiar” em privado. Dando ainda mais destaque à interação, o YouTube anunciou um novo recurso de reações ao vivo, que permitirá a qualquer criador fazer uma live no celular ao lado de outras transmissões elegíveis para compartilhar suas reações em tempo real. Este recurso começará a ser testado globalmente no início de 2026.

    Novas ferramentas para podcasts também serão testadas nos Estados Unidos, como a capacidade de transformar arquivos de áudio em vídeos. Os esses recursos em teste ainda não têm previsão de lançamento no Brasil.

    Renata Suter

    Jornalista

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×