A Supergasbras, empresa do grupo holandês SHV Energy, junto com a Jor e o estúdio Pé Grande lançaram a atualização da Su, a ‘brand persona’ da companhia, para aproximar os consumidores e consolidar a identidade da marca.
A personagem elevou a taxa de engajamento nas redes sociais da empresa, elevando os números em 21% a cada aparição da protagonista. A comunicação e os movimentos de Su foram alterados, ganhando novos elementos. Ela reapareceu mais expressiva, com novos movimentos, cabelos mais naturais, além de uma iluminação que valoriza suas expressões.
O Estúdio Pé Grande, produtora gaúcha especializada em ilustração e animação, conduziu esse processo de evolução da Su, com o apoio da equipe da Jor, agência que cuida da estratégia digital dos canais proprietários da Supergasbras.
Estevão Paiva, gerente de Comunicação e Marketing da Supergasbras, conta que “Su é a alma da companhia. Ela é a personificação da empatia da nossa marca, conectando-se profundamente com os consumidores. Ela é a voz que comunica, simplifica e fortalece nosso valor”.
Criada em outubro de 2023, a personagem foi destaque no Prêmio Ibest 2024. Nas mídias sociais, 70% das publicações com recorde de engajamento tiveram Su como protagonista, multiplicando essa participação do público e tornando-a quatro vezes maior do que a média geral das páginas da empresa nas redes.
Os números da Su
- No último ano, em um post semanal com a personagem, foram alcançadas mais de 16 milhões de pessoas e mais de 230 mil engajamentos.
- Su também obteve uma taxa de engajamento de 2,3%: quase 4x mais do que a média geral das páginas da Supergasbras e 2x mais do que a média de mercado.
- Dentre as publicações que foram recorde de engajamento no Instagram da marca, 70% das postagens utilizaram a Su como protagonista da comunicação, onde os três principais resultados de alcance bateram a marca de 1 milhão de pessoas, cada.
- O uso da protagonista é capaz de elevar o engajamento médio de 9% (posts apenas com influenciadores) para 21% (postagens apenas com a Su).
- Dentro do Super Canal, principal frente de relacionamento da companhia com os revendedores, as peças de comunicação com a Su figuram entre as mais baixadas dentro das campanhas de marketing disponibilizadas.