O Clube de Regatas do Flamengo lançou nesta terça-feira, dia 9 de setembro, campanha inédita que reforça a potência de sua marca e da relação com sua torcida: uma petição para que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheça, oficialmente, a Nação Rubro-Negra como a primeira “Nação simbólico-cultural” do planeta.
A campanha foi criada pela Artplan, enquanto a Quintal foi responsável pela estratégia de conteúdo e seus desdobramentos nos diversos meios. A inciativa parte de uma provocação criativa que traduz, em linguagem de marca, um fato conhecido: a torcida do Flamengo ultrapassa 45 milhões de pessoas. Se fosse um país, teria a 36ª maior população do mundo.
A estrela maior do Flamengo, Zico, fez um pronunciamento especial, transmitido pela FlamengoTV, lançando o projeto. A escolha do ídolo reforça a estratégia de storytelling e endosso de autoridade: Zico dá voz ao sentimento de milhões. O pronunciamento, apenas seis horas após ser publicado no YouTube, contava mais de 130 mil visualizações.
O projeto envolve ativações digitais, mobilização da torcida por meio de uma petição e ações integradas de conteúdo, com foco em repercussão orgânica e cobertura espontânea.
Tem mais de 20 anos que eu falo para o flamengo ser um país na ONU. Tem população territorio hinos bandeiras estatuto banco moeda uniformes roupas e calçados embaixadas consulados data de fundação presidente vice diretoria cargos eleições músicas tradições cultura atletas nos jogos olimpicos e panamericano, esportes terrestres e maritimo, herois da patria, etc