A Riotur – Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro – lança a série ‘Patrimônios do Rio’, um projeto audiovisual que será veiculado nas redes sociais da empresa, com o intuito de valorizar e dar visibilidade aos estabelecimentos reconhecidos oficialmente como Patrimônio Cultural Carioca.
Na primeira temporada, de sete episódios, a campanha mergulha na tradição e na memória afetiva da gastronomia carioca. Mais do que apresentar locais icônicos, a série propõe uma verdadeira viagem pela história viva do Rio por meio dos sabores que ajudam a construir e a falar sobre a identidade da cidade.
Todos os locais retratados foram oficialmente reconhecidos pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), após criteriosa análise de relevância cultural, histórica, arquitetônica e social.
“Bernardo Fellows, presidente da Riotur, conta que “O projeto Patrimônios do Rio nasce do desejo de valorizar o que é nosso – aquilo que carrega memória, identidade e afeto. Ao contar essas histórias nas redes, queremos mostrar que o patrimônio carioca vai além da arquitetura e dos monumentos: está também nas mesas, nos sabores e nas pessoas que mantêm viva a cultura da cidade”.
Desde 2010, a Prefeitura do Rio contempla bares e botequins como patrimônio imaterial na categoria atividade econômica tradicional e notável.
Idealizador do projeto digital ‘Patrimônios do Rio’, Felipe Quintans é um apaixonado pela história do Rio antigo e seus comércios tradicionais, além de ser pesquisador e autor de textos sobre o tema. Atualmente, também atua como coordenador político na Secretaria de Coordenação Governamental.
“A primeira temporada reforça o papel da gastronomia como elemento essencial na experiência turística e na preservação do patrimônio imaterial carioca.”, complementa Renata Paes Leme, Diretora de Marketing da Riotur.
O episódio de estreia tem como cenário o Armazém Senado, tradicional botequim no Centro da cidade que funciona desde o século XIX. Tombado em 2011 como Patrimônio Cultural Carioca, o local mantém a decoração original e é reduto do samba e da boemia carioca.
A série ‘Patrimônios do Rio’ marca o início de uma estratégia institucional da Riotur para valorizar os ativos culturais da cidade, aproximando moradores e turistas da riqueza histórica que molda o Rio. Após a primeira temporada dedicada à gastronomia, novos temas e patrimônios serão explorados em futuras edições da campanha.
A primeira temporada vai ao ar entre os dias 30 de julho e 10 de setembro, com lançamentos semanais sempre às quartas-feiras.