Morreu nessa sexta-feira, dia 18 de julho, aos 89 anos, o escritor e publicitário Roberto Duailibi, o ‘D’, da DPZ. Ele foi um dos principais profissionais do mercado no Brasil, uma referência, além de ser membro da Academia Paulista de Letras há 10 anos.
Roberto Duailibi nasceu em oito de outubro de 1935, na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Filho de mãe brasileira e pai libanês, que chegou no Brasil para fundar a Coty – ele era farmacêutico e especializado em essências. O casal teve sete filhos. Aos 12 anos, Roberto e sua família mudaram para São Paulo. Três anos depois teve seu primeiro emprego no Banco de Boston.
Em 1956, fez vestibular da Escola de Propaganda. Desde essa época, o talento para redação ficou claro e permitiu que ele passasse por algumas das principais agências do país, como JWT, McCann e Standard, onde foi vice-presidente de criação.
Já em 1968, com Francesc Petit, José Zaragoza e Ronald Persichetti, fundou a DPZ, uma das mais icônicas agências do Brasil. Em 1969, Duailibi foi o ‘Publicitário do Ano’, pelo Colunistas daquele ano. Curiosamente, na edição de 2024, Roberto foi Destaque do Ano do Colunistas São Paulo.
Por duas gestões, Duailibi presidiu a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP).
No ano de 2005 lançou o livro ‘Cartas a um Jovem Publicitário’ e, mais tarde, ‘Ideias Poderosas’, ao lado de Marina Pechlivanis.
Mesmo depois de consagrado em sua carreira, Duailibi, além de um homem extremamente elegante, sabia fazer a diferença. Em suas entrevistas aos mais diferentes veículos, costumava encerrar, dizendo: “Obrigado pela oportunidade”.
Roberto Duailibi deixa a mulher Silvia, com quem era casado há 65 anos – “algo excepcional no mundo da publicidade”, como ele mesmo dizia -, filhos e netos.