Começa hoje, dia 16 de junho, e vai até sexta-feira, dia 20, a 72a. edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2025, que terá, este ano, o Estadão como representante oficial do evento no Brasil.
A premiação, criada em 1950, reunindo os melhores anúncios, se transformou em vitrine para CMOs, entretenimento, influenciadores e tecnologia. Anualmente, o evento movimenta milhões, com inscrições que podem custar entre R$4 mil e R$15 mil, dependendo da categoria.
Neste 2025, Cannes Lions recebeu 26.900 cases, pouco mais de 100, em relação ao ano anterior. Na América Latina, na atual edição, houve um aumento de 16% nas inscrições em relação à anterior, de 2024. O Brasil inscreveu 2.736 peças – ampliando em 32,4% sua participação -, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que somou 6.797 inscrições.
O Brasil chega com força a Cannes Lions, como o primeiro ‘Creative Country of the Year’ – ‘País Criativo do Ano’ – e com uma justíssima homenagem a Washington Olivetto, que faleceu em 2024, o primeiro brasileiro a conquistar um Leão de Ouro, além dos mais de 50 prêmios recebidos em sua trajetória profissional.