A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) lançou ontem, dia 19 de maio, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, o Plano Brasis, novo Plano de Marketing Turístico do Brasil, criado em parceria com o Ministério do Turismo e com o Sebrae.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, apresentou a novidade durante o Visit Brasil Summit. O projeto sucede o Plano Aquarela, lançado há 20 anos junto com a Marca Brasil, reposicionando a identidade do país e ampliando a presença dos destinos brasileiros no mundo até 2027. Na abertura do evento, o ministro do Turismo, Celso Sabino, assinou a portaria da pasta que institui a iniciativa.
Entre os objetivos do projeto está alavancar a imagem turística do Brasil no exterior, aumentar o número de turistas internacionais nos destinos brasileiros, ampliar a receita turística com viagens internacionais ao país e promover a distribuição equilibrada e sustentável do fluxo turístico internacional por todo o território nacional.
De janeiro a abril de 2025, o Brasil registrou a entrada de 4.425.888 visitantes internacionais, 65% de todo o fluxo registrado ao longo de 2024. Ainda no mesmo período, houve uma arrecadação de US$7,3 bilhões arrecadados apenas com o turismo estrangeiro. Na opinião de Freixo, para que isso aconteça, é preciso um plano de marketing que coloque o Brasil no mundo. “Tem muita coisa para se fazer. Temos desafios concretos. Falar em inclusão é falar em quem vai narrar este país. A inclusão não é só geração de emprego, é quem fala por nós”, afirmou o presidente da Embratur.
“Podemos oferecer o que nenhum outro lugar do mundo pode”
Os estados brasileiros também indicaram pontos focais que contribuíram diretamente para a construção do documento. Representantes das secretarias estaduais de turismo e dos Sebraes estaduais participaram do processo, que contou ainda com o apoio da FGV e da consultoria da Dream Factory.
No final da solenidade, o chefe de Planejamento e Criação na Dream Factory, Rômulo Carminate, apresentou o Manifesto do Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil. Segundo ele, o Brasil está preparado para os mais diversos perfis de turistas internacionais, “E muito interessante ver como a Embratur está trabalhando por dados. Tivemos a oportunidade de mergulhar nesses dados e ver diversos brasis”, pontuou.
De acordo com Carminate, a pesquisa levou em conta, entre outras informações, o comportamento das gerações ‘Y’ e ‘Z’, que têm o hábito de consumo atrelado aos próprios propósitos. “Hoje, como profissionais de marketing, não colocamos as pessoas ‘em caixinhas’. As pessoas não se rotulam mais. Somos muitos dentro de uma pessoa só. E o Brasil é território da diversidade. Podemos oferecer o que nenhum lugar do mundo pode”, opinou ele.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que esteve na cerimônia, destacou a importância desse novo plano após 20 anos do Aquarela. Segundo ele, os números recordes que o país vem atingindo no turismo dão base para o lançamento do projeto: “Os números mostram isso e vão mostrar muito mais a partir do lançamento do Plano Brasis hoje”, afirma Paes.
Quer conhecer o Plano Brasis? Você pode acessá-lo por este link.