• ChatGPT estreia no ranking Kantar BrandZ e Apple lidera

    De acordo com a 20a. edição do Kantar BrandZ Global, as marcas globais mais valiosas alcançaram US$10,7 trilhões em 2025, com um crescimento de 29% em comparação ao ano anterior. Neste ano, a primeira da lista foi a Apple, com US$1,3 trilhão, e a estreante, ChatGPT, com US$43,5 bilhões.
     
    Desde 2006, mais de US$9,3 trilhões foram adicionados ao Top 100 Global da Kantar, empresa global de dados e insights de marketing.
     
    A única a atingir o trilhão de dólares, a Apple manteve a liderança pelo quarto ano com um aumento de 28% em relação ao ano anterior, e representa mais de 12% do valor total do ranking.
     
    Nesta 20a. edição, é possível observar que marcas disruptivas impulsionam seu valor no longo prazo, aquelas que desafiaram e transformaram suas categorias representam 71% do valor total do Top 100 desde 2006. Alguns exemplos são as estreantes deste ano, como a plataforma de serviços financeiros Stripe, a rede de restaurantes Chipotle – em 85a. e 86a. posições, avaliadas em US$26,127 e US$26,125 bilhões, respectivamente – e ChatGPT, em 60o. lugar, avaliada em US$43,5 bilhões.
     
    Para Milton Souza, CEO da divisão Insights da Kantar Brasil,  marcas inovadoras acompanham as necessidades dos consumidores ou as redefinem inteiramente. “As mais bem sucedidas, como Apple, Google, Microsoft e Amazon há muito se afastaram da sua base original de produtos”, diz. 
     
    A ascensão dramática – nas palavras de Souza -, do ChatGPT, mostra como uma marca pode ganhar fama e influenciar a sociedade a ponto de mudar as nossas vidas diárias. No entanto, com a concorrência acelerada da IA generativa, a OpenAI precisará investir na sua marca para preservar o seu impulso como pioneira.
     
    No top 5, curiosamente, estão marcas de tecnologia, como Apple, Google, Microsoft, Amazon e NVIDIA. Instagram e TikTok são dois destaques das 10 primeiras marcas, registrando um importante crescimento de 101% e 25%, respectivamente. Isso aponta o reflexo da influência contínua das redes sociais na formação dos hábitos dos consumidores e na entrega de vendas de comércio eletrônico direto ao consumidor para marcas e influenciadores globalmente.

    Classificação 2025

    Marca

    Valor da Marca 2025 (US$)

    Variação Anual (%)

    1

    Apple

    1,29 trilhão

    28%

    2

    Google

    944,1 bilhões

    25%

    3

    Microsoft

    884,8 bilhões

    24%

    4

    Amazon

    866,1 bilhões

    50%

    5

    NVIDIA

    509,4 bilhões

    152%

    6

    Facebook

    300,6 bilhões

    80%

    7

    Instagram

    228,9 bilhões

    101%

    8

    McDonald’s

    221 bilhões

    0%

    9

    Oracle

    215,3 bilhões

    48%

    10

    Visa

    213,3 bilhões

    13%

    Publicidade

    Renata Suter

    Jornalista

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×