De acordo com a 20a. edição do Kantar BrandZ Global, as marcas globais mais valiosas alcançaram US$10,7 trilhões em 2025, com um crescimento de 29% em comparação ao ano anterior. Neste ano, a primeira da lista foi a Apple, com US$1,3 trilhão, e a estreante, ChatGPT, com US$43,5 bilhões.
Desde 2006, mais de US$9,3 trilhões foram adicionados ao Top 100 Global da Kantar, empresa global de dados e insights de marketing.
A única a atingir o trilhão de dólares, a Apple manteve a liderança pelo quarto ano com um aumento de 28% em relação ao ano anterior, e representa mais de 12% do valor total do ranking.
Nesta 20a. edição, é possível observar que marcas disruptivas impulsionam seu valor no longo prazo, aquelas que desafiaram e transformaram suas categorias representam 71% do valor total do Top 100 desde 2006. Alguns exemplos são as estreantes deste ano, como a plataforma de serviços financeiros Stripe, a rede de restaurantes Chipotle – em 85a. e 86a. posições, avaliadas em US$26,127 e US$26,125 bilhões, respectivamente – e ChatGPT, em 60o. lugar, avaliada em US$43,5 bilhões.
Para Milton Souza, CEO da divisão Insights da Kantar Brasil, marcas inovadoras acompanham as necessidades dos consumidores ou as redefinem inteiramente. “As mais bem sucedidas, como Apple, Google, Microsoft e Amazon há muito se afastaram da sua base original de produtos”, diz.
A ascensão dramática – nas palavras de Souza -, do ChatGPT, mostra como uma marca pode ganhar fama e influenciar a sociedade a ponto de mudar as nossas vidas diárias. No entanto, com a concorrência acelerada da IA generativa, a OpenAI precisará investir na sua marca para preservar o seu impulso como pioneira.
No top 5, curiosamente, estão marcas de tecnologia, como Apple, Google, Microsoft, Amazon e NVIDIA. Instagram e TikTok são dois destaques das 10 primeiras marcas, registrando um importante crescimento de 101% e 25%, respectivamente. Isso aponta o reflexo da influência contínua das redes sociais na formação dos hábitos dos consumidores e na entrega de vendas de comércio eletrônico direto ao consumidor para marcas e influenciadores globalmente.
Classificação 2025 |
Marca |
Valor da Marca 2025 (US$) |
Variação Anual (%) |
1 |
Apple |
1,29 trilhão |
28% |
2 |
|
944,1 bilhões |
25% |
3 |
Microsoft |
884,8 bilhões |
24% |
4 |
Amazon |
866,1 bilhões |
50% |
5 |
NVIDIA |
509,4 bilhões |
152% |
6 |
|
300,6 bilhões |
80% |
7 |
|
228,9 bilhões |
101% |
8 |
McDonald’s |
221 bilhões |
0% |
9 |
Oracle |
215,3 bilhões |
48% |
10 |
Visa |
213,3 bilhões |
13% |