Na manhã de ontem, dia 12 de maio, o perfil oficial do Globoplay no Instagram deixou muita gente sem saber o que pensar. Todas as postagens haviam desaparecido, assim como a foto de perfil e até mesmo a biografia. Mais de quatro milhões de seguidores continuavam por lá, junto com a mensagem de ‘perfil invadido’.
{adrotate group=”7″]
Rapidamente, os sites especializados correram para noticiar o fato até a primeira dúvida surgir: fato ou ação de marketing? Acertou quem respondeu ação, criada para divulgar sua terceira novela original, ‘Guerreiros do Sol’.
A campanha utilizou peças com estética de cartazes do tipo ‘Procurado’, muito comuns no cangaço, com direito à recompensa: “Um novelão para maratonar, quando e onde quiser”.
Alguns sites, incomodados, reclamaram da “pegadinha”, argumentando que ciberataque não é brincadeira. Outros, sequer perceberam a possibilidade de ser uma ação e noticiaram como fato.
A realidade é que, apesar da polêmica, ou justamente por ela, a divulgação foi feita. A novela, que é uma produção dos Estúdios Globo, estreia no dia 11 de junho.