A Prefeitura do Rio de Janeiro, através do Centro de Operações e Resiliência (COR), e o Grupo Coruja assinaram hoje pela manhã um acordo de cooperação técnica. Pela primeira vez, informações de utilidade pública serão divulgadas em grandes formatos digitais em bairros como Copacabana e Tijuca.
A ideia do COR, com essa iniciativa, é ampliar o acesso da população a dados essenciais em tempo real, que vão desde a previsão de temperatura para os próximos dias a ações emergenciais e comunicados de interesse coletivo, passando fechamento de ruas, campanhas de vacinação e orientações da Defesa Civil. A estratégia é criar uma rede de resiliência urbana, utilizando a comunicação como ferramenta de prevenção, orientação e cuidado com o cidadão.
Para Marcus Belchior, chefe-executivo do COR, o mundo passa por um processo de transformação climática e o cidadão não pode mais esperar ações exclusivamente do poder público. Segundo ele, é preciso estar conectado com o seu território e buscar informações, principalmente em dias de eventos climáticos extremos. “O Rio possui o COR e, de lá, monitoramos todas as ocorrências em andamento no município. Acreditamos que informação pode salvar vidas. Para isso, é fundamental a participação da inciativa privada. Por isso mesmo, estamos muito felizes com essa nova parceria com o Grupo Coruja, que proporciona um novo canal de comunicação entre o COR e o cidadão”, diz Belchior.
Rudimila Borges, CEO do Grupo Coruja, afirma que esse acordo representa um compromisso social com a cidade. “Estamos muito felizes em poder colaborar com o serviço público e firmar essa parceria com o COR. É fundamental para nós apoiar a Prefeitura do Rio na divulgação de informações de utilidade pública em tempo real”.
A estreia com Lady Gaga
A primeira ação acontecerá em maio, com foco especial para o grande evento do dia 3 de maio, o show da cantora Lady Gaga na Praia de Copacabana. O Grupo Coruja disponibilizará dois dos seus maiores formatos digitais, uma empena de mais de 100m2 na Avenida Princesa Isabel, de frente para o palco do evento, e outra de 200m2 na Tijuca, ao lado do Maracanã – para exibição contínua e gratuita das mensagens de utilidade pública.
O show de Lady Gaga tem uma estimativa de público, segundo a Riotur, de 1,6 milhão de pessoas que acompanharão o evento em Copacabana, com um alcance inestimável, uma vez que o show será transmitido pela televisão. De acordo com Marcus Belchior, “Esse mega evento deve gerar um impacto econômico de aproximadamente R$600 milhões para a cidade, segundo estudo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e Riotur”.
Na foto de abertura desta matéria, da esquerda para a direita: Rudimila Borges, Rafael Labanca,