Amanhã, dia 1o. de maio, data em que se celebra o Dia do Trabalho, será lançada a campanha ‘Trabalho Invisível’, realizada pela Calia, produzida pela Santeria e assinada pela Instituição Nós por Elas.
O tema da campanha é a persistente desigualdade de gênero nas tarefas domésticas. A ideia é conscientizar a sociedade sobre a carga desproporcional de trabalho doméstico e de cuidado que recai sobre as mulheres, influenciando sua vida profissional e pessoal.
O mais recente relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que em nenhum país do mundo, o trabalho doméstico é dividido de forma igualitária. Mulheres dedicam às tarefas domésticas, em média, três vezes mais tempo do que os homens. Essa realidade impacta a trajetória da mulher, dificultando o acesso a melhores salários, cargos de liderança e tempo para a qualificação profissional.
Três filmes de 30 segundos compõem a comunicação junto com diversas peças gráficas que destacam a invisibilidade do trabalho doméstico.
Para José Augusto, vice-presidente da Calia, a comunicação tem o poder de iluminar essas desigualdades e incentivar mudanças concretas. “Queremos provocar uma reflexão profunda sobre a desigualdade de gênero nas tarefas domésticas e mostrar que a transformação começa dentro de casa”.
A criação é de Maurício Oliveira, Geisa Lopes e Alexandre Ferro. Direção de cena de Rafael Damy.