‘Relacionamento Tóxico’, filme que faz parte da campanha criada pela Africa Creative para a Vivo, toca em um dos pontos mais sensíveis da vida atual: o cenário de hiper conexão que vem gerando preocupações em todo o mundo e impacto na saúde mental.
De acordo com o Panorama da Saúde Mental 2024, realizado pelo Instituto Cactus e pela AtlasIntel, 40% dos entrevistados afirmaram que a quantidade de curtidas e comentários nas redes sociais influencia significativamente sua autoestima. Os mais atingidos são os adolescentes e os jovens adultos. Ainda de acordo com o mesmo estudo, 45% dos jovens brasileiros, entre 15 e 29 anos, relatam que o uso de redes sociais impacta negativamente sua saúde mental, contribuindo para o aumento da ansiedade e da depressão.
De olho nisso, a Vivo, que vem ampliando as discussões sobre os excessos do uso da tecnologia, e tem se posicionado de forma propositiva sobre a importância do uso equilibrado do celular, reforça a necessidade de discutir o tema. Em sua nova campanha, sugere que as pessoas mudem o tempo que dedicam ao celular, estabelecendo limites e uma relação mais saudável com o uso do aparelho.
A campanha traz uma versão de ‘Jealousy, Jealousy’ de Olivia Rodrigo como trilha sonora, escolhida tanto pela força da letra, quanto pela relação da cantora com a geração Z.
Em parceria com a agência Spark, a Vivo preparou uma estratégia de PR e influência para ampliar o alcance e gerar conversas sobre o assunto.
“Em um cenário de inovações aceleradas, acreditamos que as marcas devem fazer parte da solução, provocando reflexões e incentivando escolhas mais responsáveis. Esta campanha é um passo estratégico para ressaltar a marca como uma agente ativa na construção do uso consciente da tecnologia”, Diz Mariana Sá, Co-CCO da Africa Creative.