• Campanha do LinkedIn revela: apenas 32% das mulheres no mercado de trabalho conseguem ascender

    O LinkedIn lançou hoje campanha para ressaltar os obstáculos que dificultam o crescimento das mulheres no mercado de trabalho, incentivando a opção por práticas mais inclusivas. 

    Segundo estudo IWD Gender Data 2025, lançado pela plataforma, apesar de as mulheres somarem 45% do mercado de trabalho no Brasil, apenas 32% delas chegam a cargos de gestão.

    Para mostrar essa realidade na prática, o LinkedIn promoveu ação, colocando cadeiras de escritório vazias, posicionadas em locais de grande circulação. Em cada um desses espaços, um dado era mostrado, evidenciando a falta de representatividade feminina. A curiosidade foi imediata e registrada em vídeo, compartilhado por criadores de conteúdo na própria plataforma, reforçando a importância de se discutir essa realidade.

    Assista o vídeo no Instagram

    O Brasil levaria 53 anos para atingir um nível razoável de equidade de gênero, se continuarmos no mesmo passo de hoje. A campanha do LinkedIn quer apressar essa mudança, ao alertar empresas e recrutadores sobre a importância de dar às mulheres oportunidades reais de crescimento.

    Inacreditavelmente, uma das soluções propostas pela campanha, quase que óbvia, é a da contratação baseada em habilidades que, se de fato fosse utilizada, expandiria o alcance da capacidade feminina em até seis vezes mais do que atualmente. No Brasil, essa mesma prática aumentaria a presença das mulheres em funções sub-representadas em até 12%.

    Segundo Ana Claudia Plihal, Head de Soluções para Talentos do LinkedIn Brasil, “Temos um grande espaço para avançar e para que as empresas possam reequilibrar a presença feminina em indústrias historicamente masculinas, principalmente nas áreas de tecnologia, construção e logística”.

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    Renata Suter

    Jornalista

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