Nasce o Círculo de Agências Independentes, um espaço estratégico de colaboração, inovação e fortalecimento das pequenas e médias agências, que representam 93% do setor, segundo estudo Marketing em Foco, de 2023, realizado pela Cortex.
A ideia surgiu depois de uma provocação de Felipe Silva – foto abaixo -, cofundador e Co-CCO da Gana, reunindo mais de 90 líderes das principais agências independentes do Brasil, unidos nesse novo movimento para transformar o mercado publicitário.
O objetivo é reunir agências de todas as disciplinas da comunicação, de criação a conteúdo, passando por full service, design, PR, influência, experiência e social. Negócios de 5 a 150 colaboradores, de todas as regiões do país, que não fazem parte de grandes redes e acumulam prêmios e cases de sucesso para grandes marcas. Os líderes dessas agências se reúnem para criar novas oportunidades e estão abertos para novas lideranças brasileiras que queiram se juntar a eles.
Felipe Silva, que provocou a criação do Círculo de Agências, acredita que o mercado brasileiro de publicidade é majoritariamente de agências pequenas, médias e independentes. “Fazemos publicidade de alto nível e com total compromisso com o sucesso do cliente. O Círculo nasce para dar voz e visibilidade a essas agências que movem o mercado brasileiro e formam cada vez mais profissionais”, analisa.
O projeto está em fase final de desenvolvimento, tem São Paulo como base – embora tudo esteja acontecendo virtualmente – e será lançado em breve.