• Opinião, por Flávio Medeiros: o que a MTV, os Titãs e o SXSW têm em comum?

    O que a MTV, os Titãs e o SXSW têm em comum?

    Há 21 anos, a MTV colocava no ar uma vinheta assim: barulho irritante, locutor e um lettering: “desligue a TV e vá ler um livro”.

    Nesse SXSW de 2025, Emma Lembke, falou sobre o seu “Log Off Movement”, um movimento que busca conscientizar sobre o uso excessivo das mídias sociais e oferece recursos para ajudar os jovens a gerenciar seu uso digital de maneira saudável. Ela reforçou os cinco grandes problemas que as redes sociais trazem: saúde mental, desinformação, vício, privacidade e polarização social e política.

    Na primeira palestra do evento, Kasley Killam falou sobre saúde social e a importância de mantermos conexões verdadeiras para aumentarmos a longevidade e a produtividade.

    Scott Galloway, professor da NYU, reforçou que a grande epidemia deste primeiro quarto de século é a solidão, diretamente causada por algoritmos e a tecnologia.

    Amy Web, uma das estrelas do evento, falou que a grande questão não é a tecnologia. E, sim, que não temos um plano para lidar com ela.

    Vários outros painéis também endossaram o tema:

    A CEO do BlueSky, Jay Graber, trouxe o debate da privacidade e a necessidade de a gente criar redes sociais que priorizem a saúde mental. O modelo que ela defende para as redes sociais é a de ter protocolo aberto e serem descentralizadas. Devolver o controle para o usuário.

    “Algoritmos não são o problema; o problema é você não ter controle sobre eles. Se você pode escolher o que o algoritmo faz, ou escolher entre algoritmos, você tem um mercado aberto”

    A cantora Kesha, no painel “Fighting Loneliness in Our Digital World”, discutiu o isolamento e vulnerabilidade, ratificando a importância de conexões autênticas.

    Outras iniciativas para aumentar o bem-estar e combater a lógica perversa do algoritimo feita para captar a atenção e a ansiedade já existem.

    Time Well Spent é um movimento que visa realinhar a tecnologia com o bem-estar dos usuários.

    O Center for Humane Technology é uma organização que trabalha para otimizar uma mudança global em direção a tecnologias que protejam o bem-estar humano.

    O Digital Wellness Collective é uma comunidade de profissionais e organizações dedicadas a promover o bem-estar digital.

    Be Social, Be Smart é um programa educacional que foca em ensinar jovens e adolescentes sobre o uso responsável das redes sociais.

    Antes da MTV, os Titãs já ensinavam que a Televisão deixava a gente “burro, burro, muito burro demais”.

    Será que estamos despertando a tempo de corrigir a rota e, finalmente, usar a tecnologia a favor do bem-estar da humanidade?

    Eu ando torcendo por aqui. E tentando me desintoxicar. Somos todos vítimas do algoritimo.

     

    Flávio Medeiros é diretor de criação da agência 3mais

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    Renata Suter

    Jornalista

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