Com conceito e filme assinados pela agência Gut, o Grupo Boticário lança hoje, véspera do Dia Internacional da Mulher, seu Centro de Pesquisa da Mulher.
O ponto de partida da campanha, um paradoxo: ao mesmo tempo em que o corpo feminino é alvo de um intenso patrulhamento, julgamentos e imposição de padrões, ele também é pouco pesquisado e estudado cientificamente.
O movimento do Grupo Boticário e o lançamento de seu centro de pesquisa têm o objetivo de contribuir para a mudança desse cenário e tornar-se referência global em conhecimento sobre a mulher. Para isso, o Centro contará com parceiros nacionais e internacionais na realização de estudos. O primeiro deles será o Hospital Israelita Albert Einstein.
“Queremos incentivar a valorização da essência e da individualidade da mulher, respeitando seus ciclos e fases. Por que monitorar e julgar quando podemos compreender e cuidar?”, questiona Renata Gomide, CMO do Grupo Boticário.
O filme é estrelado pelas atrizes Deborah Secco, Isabelle Drummond e Zezé Motta, que segundo Renata, são mulheres que já sentiram os impactos do julgamento e olhar superficial sobre seus corpos, cada uma a seu modo, em momentos diferentes de suas vidas.
“Mais do que uma ação de Dia da Mulher, queremos focar nesse chamado: pesquise meu corpo”, avaliam Sofia Calvit e Mellina Fontoura, diretoras de criação da Gut. Alessandra Visintainer, managing director da agência, completa: “Somos uma agência majoritariamente feminina. Quando recebemos o briefing, abraçamos o desafio de mostrar a importância de conhecer e estudar nossos corpos de forma correta”.
A hashtag #PesquiseMeuCorpo, o filme hero e o Centro de Pesquisa da Mulher também serão lançados no South by Southwest (SXSW) 2025.
Com início marcado para hoje, dia 7 de março, a campanha conta com ampla estratégia de mídia e conteúdos digitais, incluindo uma ação em Google Ads: a cada nova busca realizada com foco no corpo feminino, o internauta será impactado por um anúncio do movimento, direcionando para a landing page do Centro de Pesquisa da Mulher.
A campanha teve a Vetor como produtora de som, Máquina Cohn & Wolfe como PR, Publination no marketing de influência e So What em redes e mídia.