No próximo dia 29 de janeiro, às 10 horas da manhã, acontecerá a formatura da segunda turma do Cri.Ativos da Favela, curso idealizado pela Favela Filmes, Central Única das Favelas (CUFA), Instituto Heineken e Rock in Rio.
O programa teve início em 2023, em São Paulo, durante o The Town, e tem como objetivo oferecer novas oportunidades para jovens através da formação na área do audiovisual.
Na primeira edição, o curso foi ministrado, nas dependências da CUFA, em Madureira, e no Polo de Cinema, na Barra da Tijuca, pela Favela Filmes, e viabilizado por 100% do lucro das vendas de Heineken 0.0, durante os dias do festival de música, permitindo a criação de um laboratório tecnológico exclusivo que atendeu cerca de 120 jovens das favelas do Rio de Janeiro.
Para John Oliveira, idealizador do Projeto e CEO da Favela Filmes, a segunda turma do Cri.Ativos da Favela do Rio de Janeiro é a continuidade de um sonho, o de capacitar talentos das favelas na área de audiovisual. “Como alguém que também teve a oportunidade de transformar a vida por meio de um projeto como esse, sei o impacto que ele pode ter. Talento e criatividade não têm classe social, e esse projeto é uma forma de diminuir a desigualdade”, avalia John.
Os alunos, além da formação teórica, participam de eventos como STU Pro Tour Rio de Janeiro, Expo Favela Innovation RJ, Fórum Mundial das Favelas e G20 Favelas, além da produção de seis videoclipes como trabalhos de conclusão do curso.
Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World comemora os resultados: “Estamos muito felizes de ver os frutos dessa parceria sendo colhidos. A união entre as organizações, como Rock World, Heineken, CUFA e Favela Filmes é um exemplo real de como, juntos, somando forças, podemos construir um mundo melhor. Essas parcerias nos mostram como, ao mesmo tempo em que cada empresa cuida do seu negócio, é possível criar valor e oportunidades reais para a sociedade”.
A cerimônia de formatura entregará certificados de conclusão e contará com a participação dos idealizadores do projeto. Além disso, para encerrar o ciclo da segunda edição do Cri.Ativos da Favela, será promovido, também no mesmo dia, um evento com atrações culturais.