A partir de amanhã, terça-feira, dia 14 de janeiro de 2024, os filtros utilizados no Instagram, em postagens do feed e nos stories e reels, criados por usuários, serão descontinuados.
Daí em diante, a Meta Spark Hub, que permite a criação de efeitos em realidade aumentada para o Instagram e para o Facebook, não poderá mais ser usada e as redes sociais da plataforma oferecerão apenas efeitos primários desenvolvidos pela própria empresa.
A iniciativa, que já havia sido antecipada pelo grupo Meta há meses, foi a senha para os influencers começarem à época um movimento de não uso dos filtros, antecipando-se ao fim compulsório. Será no mínimo curioso acompanhar essa mudança, agora radical.
A ideia é direcionar a atenção da plataforma a outros produtos, além, como é possível imaginar, de a decisão também estar relacionada a uma reorganização de estratégia direcionada à otimização de recursos financeiros. Mas as fotos e stories já publicados com os efeitos que não mais existirão, não serão deletados. No entanto, os criadores dos filtros devem fazer download de seu portfólio antes da exclusão da ferramenta.