O publicitário e marqueteiro Sidônio Palmeira é a partir desta semana, oficialmente, o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom-PR) do Governo Lula.
Confirmam-se, assim, os boatos que, desde o final de 2024, começaram a circular em Brasília sobre a saída de Paulo Pimenta da função.
ainda dentro do que se falava na capital, a dúvida de Sidônio em aceitar estaria no nível de liberdade que Lula lhe daria para ser ministro, diferentemente de atuar como já foi Duda Mendonça em governos anteriores, presente como consultor.
Sidônio Palmeira foi responsável pelo marketing da campanha de Lula para este terceiro mandato. Agora, ele terá a missão de reformular a comunicação do governo, que vem sendo duramente criticada pelo meio político na capital federal.
“Há um erro no governo na questão da comunicação e eu sou obrigado a fazer as correções necessárias para que a gente não reclame que não está se comunicando bem”, chegou a declarar Lula em 2024.
Coube a Sidônio Palmeira a produção do vídeo que foi ao ar no final de dezembro, em que Lula e o novo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, aparecem juntos.
Baiano, 66 anos, Sidônio Palmeira é sócio, desde o final da década de 1980, da agência Leiaute, com Raul Guedes Rabelo, Liani Sena e Carlinhos Andrade. A empresa tem inclusive escritório no Rio, aendendo a rede de supermercados Prezunic e a Prefeitura do Rio. Valendo lembrar que o executivo já atuou em campanha eleitoral do atual prefeito carioca, Eduardo Paes.
Paralelamente, o marqueteiro aparece como sócio da agência Nordx Estratégia e Criatividade Ltda., sediada em Salvador e tendo como socios Carlos Eduardo Gomes Andrade, Francisco Mascarenhas Kertesz (filho do político Mario Kertesz) e também Raul Rabelo. A Nordx tem em sua documentação ter nascido em maio de 2022, pouco antes das eleições presidenciais. Ela aponta um faturamento anual entre R$ 20 milhões e R$ 30 milhões.
Curiosamente, Palmeira é formado em Engenharia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas acabou enveredando pelo mundo do marketing. Nesta área, chegou a ser presidente do braço baiano da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap).