Com Luiz Eduardo Baptista (Bap) empossado na presidência do Flamengo na noite de quarta, 19/12/2024, o clube carioca também ganhou um novo VP de marketing.
É Ricardo Hinrichsen, que sucede ao publicitário Gustavo Oliveira, ocupante do cargo nos últimos seis anos, dentro da equipe do presidente anterior, Rodolfo Landim.
O grupo de VPs toma posse no início de 2025. Mas esta não é a primeira vez de Hinrichsen na função. Atuando no marketing esportivo desde 1996, o executivo liderou a equipe responsável pela captação de patrocinadores como Olympikus, Batavo, Ale, Bozano, pela criação da primeira FlaTV (que hoje é chefiada por Marcelo Gorodicht — e pela premiação do Flamengo como a marca mais valiosa do futebol brasileiro, em 2009. Ele também já foi candidato a presidente do rubro-negro.
Gustavo Oliveira — nome muito conhecido do mercado publicitário por ser filho do fundador da agência L&M, Lindoval de Oliveira, ter estado à frente da agência Giovanni FCB e presidente da Abap-Rio — em conversa com a Janela, garantiu que sai do clube com uma visão muito interessante do negócio “futebol/esportes” no Brasil. E a sensação de ter feito muita coisa, como crescido 120% na receita recorrente, sem venda de jogador. “Multiplicamos por 2,5 o número de camisas vendidas/anos, de 600 para 1,5M e multiplicamos por 3,5 o número de lojas do Flamengo, que hoje chegam a 180, a maior rede de lojas de clube no Mundo”, lembrou o executivo, que ainda não tem seu novo destino definido.
Dentro das demais mexidas no comando do clube da Gávea está a entrada da publicitária Flavia da Justa na equipe de Hinrichsen. O nome faz sentido, já que ela participou da campanha de Bap. Ainda não houve oficialização em como se chamará seu cargo, que poderia ser diretora de marketing ou diretora de estratégia de novos negócios.
Da Justa já atuou tanto no marketing da Oi como da Petrobras.