Criada pela agência DeBrito, a campanha de prevenção ao HIV/Aids começou a ser veiculada ontem, dia 28 de novembro, em todo o país.
O lançamento acontece às vésperas do Dia Mundial de Luta contra a Aids, dia 1º de dezembro, data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar e mobilizar a sociedade para a prevenção, o tratamento e a redução do preconceito em torno do HIV e da Aids.
Durante a Conferência Internacional sobre a Aids, realizada em julho deste ano na Alemanha, a recomendação foi “Coloque as pessoas em primeiro lugar”, recomendação atendida pela DeBrito, que aderiu à nova abordagem e buscou colocar as pessoas que vivem com o vírus e com a doença como centro da mensagem e a qualidade de vida como ponto principal do tratamento. A partir daí surgiu o conceito: “HIV. É sobre viver, conviver e respeitar. Teste e trate. Previna-se”.
De olho em dar um tom mais leve às mensagens e gerar uma identificação com o público, o filme traz influenciadores. Cada um leva a ideia aos seus seguidores, utilizando a sua própria linguagem para impactar, principalmente, jovens e adultos de 18 a 29 anos de idade.
Nas redes sociais, a campanha está na Meta, Tik Tok e Kwai, além de Netflix e Spotify. Haverá também uma ação de comunicação especial nos dois maiores aplicativos de relacionamento do país, Grindr e Tinder.
A veiculação da campanha acontecerá entre os dias 28 de novembro e 20 de dezembro.