Assinada pela Nacional Comunicação, a nova campanha para o Ministério da Saúde traz a mobilização contra as arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes – dengue, Zika e chikungunya.
A ideia é mobilizar a população brasileira para que adote o hábito de eliminar os focos do mosquito e faça a sua parte não apenas em tempos de surto, mas durante todo o ano.
O grande vilão continua sendo o Aedes aegypti, responsável pelos surtos dessas doenças que, anualmente, afetam a saúde pública brasileira. Apesar de muitas pessoas já saberem como prevenir, nem sempre isso acontece. Daí o conceito da campanha, explorando o quanto prevenir é simples e rápido.
A campanha terá duas fases. A primeira, tem a prevenção como foco principal e o mote ‘Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora’. A segunda fase vai orientar sobre os sintomas das doenças, através da mensagem ‘Tem sintomas? A hora de ficar atento à dengue, Zika e chikungunya é agora’.
Com alcance nacional, a campanha estará na TV, rádio, internet e mídia exterior.
A expectativa do Ministério da Saúde é que a inciativa colabore para uma mudança de comportamento da população, fazendo com que a prevenção e o alerta aos sintomas façam parte da rotina de todos, ajudando a diminuir o impacto das arboviroses na saúde pública do Brasil.
Essas campanhas não resultam em nada num povo sem cultura e civilidade como o nosso.
Nunca vi ninguém limpar quintal por causa dessas doenças.