• Morre Octavio Florisbal, ex-chefão da Rede Globo

    Faleceu na noite de terça-feira, 13/08, o publicitário Octavio Frioli Florisbal, aos 84 anos.

    Publicidade

    Seu nome ficou marcado junto à Globo, onde atuou por mais de 30 anos.

    Octavio Florisbal entrou na Rede Globo em 1982, vindo da área de mídia. Formado pela ESPM, ele iniciou sua carreira na J.Walter Thompson, em 1969. Depois, passou por Norton e, nos anos 1980, esteve na Lintas como diretor de mídia, de onde foi para o marketing da Globo.

    Em 2004, quando estava interinamente na direção geral da TV Globo desde outubro de 2002 — período em que Marluce Dias da Silva se licenciou para tratamento de saúde — Florisbal foi oficializado no cargo pela direção da empresa.

    Na época, a Janela registrava que Florisbal já era considerado o grande pilar do mercado brasileiro de agências de publicidade, como dirigente do veículo que movimentava o maior volume de verba de todo o mercado brasileiro. Ele não só apoiava as decisões oficiais das entidades publicitárias — como Cenp e Conar — como as extra-oficiais, por exemplo, resistindo às pressões dos anunciantes de lhes transferir a bonificação de volume que hoje é concedida às agências. Não são poucos os líderes do setor que acreditam que o exemplo da Rede Globo é que desestimulava os demais veículos brasileiros a agir diferente.

    Não por acaso, a edição 2001 do Prêmio Comunicação da ABP destacava Octávio Florisbal para uma homenagem especial por méritos que incluem a luta contra a entrada dos bureaus de mídia no Brasil e a manutenção da política de Bonificações de Volume (BV) para as agências de publicidade.

    Em 1995, Florisbal levou o prêmio de Profissional de Propaganda do Ano pelo Colunistas Brasil.
    Em 2012, pela Associação Brasileira de Agências de Propaganda (ABAP), o publicitário foi homenageado durante o V Congresso da Indústria de Comunicação, que aconteceu em São Paulo, com o “Prêmio Ícones da Comunicação”, por sua trajetória profissional.

    Em setembro de 2012, a Globo comunicou que Florisbal deixaria a empresa a partir de janeiro do ano seguinte, passando a integrar o novo conselho de administração das Organizações Globo e Participações. Lá ficou até março de 2017, quando se afastou definitivamente do grupo, para se dedicar ao Instituto Helena Florisbal, que trabalhava para que crianças carentes e especiais tivessem uma melhor assistência e qualidade de vida.

    (Foto de Octavio Florisbal por Zé Paulo Cardeal)

    Publicidade

     

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Discussão

    1. ANTONIO ACCIOLY

      Trabalhei muito tempo em conjunto com ele. Ele era mídia da Lintas e eu da SGB. Formavamos um grupo (comitê) que compreendia as agencias que atendiam a conta da Philips Morris Cigarros .
      Ele era muito inteligente, mas acima de tudo curioso, sabia ouvir e extremamente agradavel de se lidar.
      Foi uma das melhores pessoas com quem tive o prazer de trabalhar.

    2. Luís Vargas

      Uma grande perda para o mercado publicitario e a indústria da Comunicação.

    seta
    ×