• Oi, Vivo e Tim são multadas pelo Governo por publicidade sobre o 5G

    A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, divulgou nesta terça-feira, 23/07, ter multado três operadoras de telefonia em atividade no Brasil — Oi, Vivo e Tim — por terem assinado publicidade enganosas sobre o 5G que estariam oferecendo aos clientes.

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    No total, as multas chegaram a R$ 4,79 milhões, sendo que a Oi foi penalizada em R$ 1,33 milhão, a Vivo em R$ 1,4 milhão e a Tim com o maior valor, de R$ 2 milhões.

    Vale lembrar que a Claro, que não está na lista atual, já tinha recebido, em maio último, multa de R$ 922 mil pelo mesmo motivo de falhar em informações sobre a tecnologia do 5G.

    Segundo o Senacom, todas as empresas de telefonia teriam se precipitado em anunciar que seus usuários já poderiam contar com os serviços completos do 5G, quando, na verdade, estariam oferecendo uma versão próxima, que ainda se basearia no uso da 4G, que é a mais moderna disponível no país.

    Em nota, disse o órgão, as operadoras violaram o artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor, falhando quanto a clareza e veracidade das informações veiculadas.

    A conta da Oi é atendida atualmente pela agência Hubble, criada pelo Grupo Dreamers para se dedicar ao cliente. A conta da Tim está com a BETC Havas. A da Vivo, que esteve até junho sendo atendida também pela VML, agora conta apenas com Africa, Galeria e Suno. E, finalmente, a Claro, tem a sua conta publicitária com a Talent.

    (Ilustração cedida à Janela por Depositphotos.com)

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    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

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    Discussão

    1. Luís Vargas

      Nunca entendi a publicidade falar em 5G e o serviço, claramente, continuar com a velocidade de sempre. Essa punição era uma questão de tempo. E esse tipo de punição ajuda a macular a imagem da atividade publicitária perante o público em geral.

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