Um mutirão de publicitários do Rio de Janeiro está assinando o comercial “Estatística”, que busca provocar no espectador reflexões sobre a luta da ONG Nóiz, nascida na Cidade de Deus.
Com roteiro de Roberto Vilhena, que, por muitos anos, foi diretor de criação da Artplan e hoje está na Grey, de Nova York, a peça de 1’28” foi para as redes sociais mostrar como a entidade vem ajudando a que moradores da região rompam com conceitos como “Média”, “Desvio Padrão” ou a própria “Estatística”.
“Infelizmente, hoje a sociedade trata as comunidades de forma apartada. Enquanto isso acontecer, nunca seremos iguais”, lamenta André Melo, presidente da Nóiz, que destacou histórias reais de moradores da Cidade de Deus para servir de exemplo sobre quem está rompendo com as barreiras sociais.
Todos os profissionais envolvidos, naturalmente, renunciaram aos cachês para viabilizar o projeto.
Ficha Técnica:
Criação: Roberto Vilhena (redator) e Pedro Gomes (diretor de arte)
Produtora: Gomo Filmes
Direção de cena: Caio Gomes e Pedro Gomes
Direção de Fotografia: Pedro França
Fotografia Aérea: Emerson Clayton (Cinedrone Rio)
Montador: Caio Gomes
Produtora de Áudio: Beat Carioca
Aprovação: André Melo e Marilia Koury