• Risco digital: Fenapro recomenda que agências não assinem Termo de Compromisso com a Secom

    Alegando que a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom-PR) não debateu com as lideranças do mercado publicitário o conteúdo do “Termo de Ciência e Compromisso”, anexo à Instrução Normativa 4/2024 da Secom-PR, a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) está recomendando a suas associadas que atendem contas do governo federal que aguardem antes de assinar o documento.

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    Como alerta a entidade, a IN 4, publicada na última segunda-feira (veja link da matéria no rodapé) com as novas regras para a compra e veiculação de publicidade do governo na internet, apesar de ser positiva, apresenta falhas ao imputar apenas às agências a responsabilidade total pela veiculação dos conteúdos na internet.

    Daniel Queiroz, presidente da Fenapro (foto), chama a atenção por as agências não poderem ser 100% responsáveis pela veiculação dos conteúdos. “Esta responsabilidade deve ser compartilhada com os próprios veículos de comunicação e provedores digitais, já que são eles os responsáveis por distribuir a publicidade de acordo com os filtros internos estabelecidos para a divulgação”, diz Daniel, lembrando que esses filtros são controlados 100% por esses meios, e não pelas agências de propaganda.

    “As plataformas digitais têm o seu sistema fechado, e as agências não têm como fazer a programação das inserções, ao contrário do que ocorre com as mídias offline. Não é possível saber, por exemplo, quais sites estão conectados às plataformas de busca e quais receberão os anúncios”, explica Queiroz.

    Apesar de reconhecer que a normativa estabeleça critérios de aperfeiçoamento sobre a contratação de publicidade no meio digital, a Fenapro vai propor à Secom que reveja, em conjunto com a entidade, a redação do Anexo I, onde está a responsabilização das agências que atendem o Governo Federal.

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    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

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