Apontado como possível candidato à sucessão de Lula em 2026, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, liberou na última semana sua licitação para a escolha das novas agências de publicidade que irão cuidar da comunicação do estado.
Segundo o edital de licitação 001/2023 — que pode ser baixado no link de “Editais de Publicidade” da página de downloads da Secretaria Geral de Minas — a verba anual de comunicação será de R$ 147 milhões, a ser gerenciada pelas cinco vencedoras do processo.
É interessante que, no edital, fica claro que o objeto é única e exclusivamente publicidade e propaganda, não envolvendo nada na área promocional ou de relações públicas. A falta de detalhamento, em outras licitações do gênero, já levou a judicializações que acabaram complicando vários processos nos últimos anos, quando governantes decidiram fazer convocações específicas, por exemplo, para a comunicação corporativa.
No briefing para as agências, ao mesmo tempo em que reconhece a diversidade do que é o mercado mineiro, com seus 853 municípios, o Governo de Minas espera que as campanhas apresentadas comuniquem ao público “como as ações de Desenvolvimento Social do Governo de Minas Gerais são diferenciadas e personalizadas, que possuem a intenção legítima de transformar a realidade dos mineiros em situação de vulnerabilidade, para que sejam pessoas autônomas, dignas e confiantes, e que com essa ajuda construirão sua saída da pobreza”.
A entrega das propostas está marcada para o dia 15/02/2024, na sede do governo.