Dois ministérios se uniram para colocar no ar um comercial de um minuto celebrando os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: o proprio Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
A criação foi da agência Mene Portella, em cima do briefing de que “a campanha deveria deixar claro que as pessoas que estão à margem do sentimento de humanidade são valiosas e que nós precisamos reconhecer seus direitos”.
Daí a linguagem visual utilizada no filme, explicam os diretores de criação da agência Bertone Balduino e Vinicius Miike, de que “quando as pessoas têm seus direitos violados, elas se tornam invisíveis aos olhos de muita gente”.
Os criativos tiveram a sacada de se inspirar no trabalho incrível do chinês Liu Bolin, que maquia e veste seus personagens para que eles desapareçam em relação ao fundo.
Na campanha, com o título “Eu existo”, levaram a referência para pessoas em situação de rua, trabalhadores análogo à escravidão, idosos, indígenas etc, até que eles, com suas próprias mãos, limpam a maquiagem e “se fazem enxergar, reivindicando sua existência”, como citou Balduino.
Com criação do próprio Balduino com Miike e Bruno Maciel, o filme teve direção de cena de Bruno Surian, direção de arte de Titi “Kaluvungo” Oliveira e uma bela direção de fotografia de Thiago Coghi, para a produtora Ilha Crossmídia.
Além das versões de 60″ e 30″, a campanha conta também com peças digitais e projeção mapeada no Congresso. A aprovação foi de Ruy Conde, Isabel Carvalho, Gardênia Lima, Allisson Bacelar e Simone Holanda.