Finalmente ninguém mais vai precisar falar “viemeluaienar” para se referir à agência VMLY&R.
O grupo multinacional de comunicação WPP anunciou que fará, a partir de janeiro de 2024, a fusão entre a VMLY&R com a Wunderman Thompson. Com isso, a nova rede vai simplificar seu nome e passar a se chamar apenas VML.
A VMLY&R havia sido resultado da união entre a agência digital VML e a agência de publicidade Young & Rubicam. E a Wunderman Thompson resultou da Wunderman se unindo à J.Walter Thompson.
Com o histórico da sopa de letrinhas, não faltou publicitário que brincasse, nas redes sociais, que, com a novidade, tivesse havido o risco de a nova agência passar a se chamar VMLY&RWT. E que, se alguém colocasse um algarismo, ainda daria uma bela senha!
A mudança, vale registrar, joga de vez para apenas os livros de história do mundo da publicidade duas marcas icônicas e centenárias. A primeira, a J.Walter Thompson, nascida em 1864 nos Estados Unidos através de William James Carlton e, depois, recebendo o nome do sócio James Walter Thompson. E que era considerada a mais antiga agência de publicidade do mundo. E a segunda, a Young & Rubicam, fundada em 1923 por John Orr Young e Raymond Rubicam, também nos Estados Unidos.
Na nova VML, o comando estará com Jon Cook, como CEO global, e Mel Edwards como presidente global (os dois na foto). Cook vem da chefia da VMLY&R e Mel da Wunderman Thompson.
Não houve divulgação de como ficará a operação brasileira, já que tanto VMLY&R quanto Wunderman Thompson também existem no país. Apenas que Juan Pablo Jurado será o CEO Latam. Como a operação só passa a funcionar a partir de primeiro de janeiro, até lá a WPP pretende ir fazendo os ajustes nas suas muitas operações locais.