Através de seleção emergencial, a Embratur selecionou as agências FSB e BR+ para cuidarem de suas ações de RP e assessoria de imprensa internacionalmente.
O órgão oficial de turismo do Brasil até chegou a abrir concorrência formal para a área em 2022 (veja links abaixo), mas, com a mudança de governo, o novo presidente da Embratur, Marcelo Freixo (foto), suspendeu a disputa.
Até aquele ano, as relações públicas da Embratur estavam com as agências FSB é(continentes americanos) e Ogilvy (Europa, Ásia e África).
Agora, enquanto a Embratur não realiza outra licitação, a Dispensa de Licitação Emergencial nº 46/2023 determinou que FSB ficará com duas áreas: América do Norte + Oceania (Lote I), no valor de US$ 957.300,00, e Europa + África + Asia + Oriente Médio (Lote II), por € 3.194.760,00. E a BR+ com América Central + América do Sul (Lote III), respondendo por uma verba de US$ 1.864.750,00.
Segundo publicação do Diário Oficial da União de 25/08/2023, o reconhecimento da dispensa foi assinado por Jaqueline Gil, diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade e ratificado por Marcelo Ribeiro Freixo, presidente da Embratur.
BR+ perde Edson Campos
A BR+ divulgou na quarta-feira, 23/08, o falecimento do seu diretor Edson Campos. O publicitário, inclusive, trazia no currículo ter sido diretor de marketing da própria Embratur, em 2005, época em que aconteceu o Ano do Brasil na França, com o lançamento da Marca Brasil.
Ele também foi diretor da 141 Worldwide, do Grupo Ogilvy/WPP) e atuou em marketing político, tendo coordenado a campanha de Helder Barbalho ao governo do Pará, e as redes sociais da campanha de Ratinho Junior ao governo do Paraná.
(Foto de Marcelo Freixo por Eric Ribeiro, da Mercado e Eventos)
ATUALIZAÇÃO EM 11/09/2023
Em publicação no Diário Oficial da União de 11/09/2023, a Embratur confirmou as escolhas, com os contratos tendo sido assinados em 06/09/2023, com vigência até 04/03/2024.
Pelo prazo de seis meses, pode-se supor que, passada a solução emergencial, até o final de 2023 a Embratur dispare nova licitação formal para os mesmos lotes.
LEIA TAMBÉM NA JANELA
• Freixo suspende licitação da Embratur e nomeia Jaqueline Gil para o marketing (em 20/01/2023)
• Embratur lança afinal sua licitação de RP para duas agências, com verba de R$ 50 milhões (em 29/12/2022)
• Embratur renova com FSB e Ogilvy para voltar a divulgar o Brasil no exterior (em 05/08/2021)
• Embratur faz licitação para agência de RP e comunicação
(em 19/07/2021)