Uma família de três pessoas, no Brasil, desperdiça, em média, R$ 1.630,00 em alimentos ao longo do ano.
Para alertar para o problema, a agência Ogilvy produziu para Hellmann’s, a maionese da Unilever, um experimento social a que batizou de “Leilão do Desperdício”.
Com atores em um leilão, uma batata, que a pregoeira informou que foi salva do lixo, recebeu lances a partir daqueles R$ 1.630,00, para chegar até o valor de venda de R$ 100 mil.
A encenação gerou um case que a Hellmann’s colocou no ar nas suas redes sociais, lançando a campanha “Segunda-feira Sem Desperdício”, referindo-se ao dia da semana em que as pessoas têm mais propensão a jogar fora coisas que estavam em sua geladeira ou em sua despensa.
O valor final, de R$ 100 mil, foi simbólico, já que a marca informa ter doado R$ 1,7 milhões, entre 2021 e 2023, a iniciativas destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar.
Como parte da campanha, a Ogilvy e a Hellmann’s criaram o site segundasemdesperdicio.com.br, em que, toda segunda-feira, irão disponibilizar receitas com foco em reaproveitamento e dicas de conservação de alimentos.
A pesquisa encomendada pela Hellmann’s, para chegar àqueles números, foi realizada pela Opinion Box, entrevistando 867 pessoas com mais de 18 anos, de todas as classes sociais e regiões do país, em julho de 2023.
A organização do evento do leilão foi da agência Cross, enquanto a produção do vídeo do experimento foi assinada pela produtora Sagaz Filmes.