Quem sabe quantas histórias de violência podem se passar por trás das portas e janelas de uma casa?
Para representar essa questão, a agência paranaense Tif criou um comercial para o Governo do Paraná com um grafismo que simboliza este drama.
Todos os ataques verbais, físicos e psicológicos dos homens sobre suas companheiras aparecem projetados sobre as portas e janelas fechadas, como que revelando o que a intimidade pode estar escondendo.
A proposta é clara: “A violência te prende. A denúncia te liberta”, enquanto o comercial incentiva as vítimas a denunciarem seus agressores.
A campanha foi lançada pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD-PR), na terça-feira, 21/03, e ficará no ar até o final de abril, em redes sociais e na televisão.
Uma curiosidade no planejamento da mídia, feito pela Secom-PR, é que os horários das inserções foram determinados a partir de uma pesquisa de tendências de buscas no Google, que apontou o termo “violência contra a mulher” com maior volume de pesquisa na internet entre 01:00h e 03:00h, sendo a cidade de Curitiba com maior volume de buscas.
Outro dado pesquisado foi referente ao termo “delegacia da mulher”, que representou grande número de buscas durante a madrugada, entre 01:00h e 04:00h, nas cidades de Maringá, Londrina, Cascavel, Ponta Grossa e Curitiba.
Novo comando na Secom-PR
A campanha é parte de um dos primeiros esforços da nova gestão da Secretaria de Comunicação do Estado do Paraná (Secom-PR), agora liderada pelo secretário Cleber Mata e pelo diretor de marketing Willian Silva. Que procuraram que, da criação à aprovação, o máximo possível de mulheres tivesse envolvimento.
Como Rafaela Coradin, diretora de atendimento da Tif, que cita que “45% das mulheres agredidas não fazem ou não conseguem fazer nada contra seus agressores, daí a agência ter buscado situações com que elas pudessem se identificar e rompessem o círculo, abrindo as portas e janelas para voltarem a ser livres”.
Carolina Nasseh, do marketing da Secom-PR, afirma que é fundamental que as campanhas conscientizem as mulheres que a agressão é crime e os agressores precisam ser denunciados e punidos. “Queríamos que campanhas como essa não fossem mais necessárias, mas, infelizmente, ainda são”, completa.
Ficha Técnica:
Agência: Tif
Criação: Evandro Melquiades, Waldemar Segundo, Gustavo Luzz e Luiza Castilho
Heads de criação: Allan Falcone e Vandre Fernandes
Diretor de criação: Waldemar Segundo
Diretor criativo estratégico: Thiago Biazetto
Atendimento da agência: Rafaela Coradin, Anna Afonso e Lanna Valery
Produtor RTV: Carol Menezes
Produtora de vídeo: Lys Filmes
Diretor: Henrique Faria
Produtora de áudio: Canja
Atendimento da Secom-PR: Ana Paula Burkot, Carolina Nasseh, Juliana Magno e Rayssa Baú
Coordenadora das redes sociais do governo: Jéssica Rocha
Coordenadora de mídia: Maria Ilena M. Velaz