Cerca de 56% das agências brasileiras de comunicação corporativa, RP e assessoria de imprensa declararam ter precisado aumentar suas equipes em 2022.
O levantamento foi da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), em entrevistas com as associadas de todo o país, como parte da pesquisa “Termômetro do Mercado”.
Quase dois terços das entrevistadas — 64% — chegaram a declarar que suas receitas aumentaram acima de 5% no último ano, com 30,3% superando 15%.
Para Daniel Bruin, presidente do Comitê Gestor da Abracom, os números se devem ao fato de que “as marcas no Brasil estão cada vez mais conscientes de que a reputação é o que gera valor e propósito para o negócio”.
Entre os serviços prestados pelas agências filiadas à Abracom estão o relacionamento com jornalistas e assessoria de imprensa; relações públicas; comunicação interna, trabalho remoto e híbrido; desenvolvimento de conteúdo, comunicação digital e gestão de redes sociais.
Para 2023, o mercado de comunicação corporativa segue otimista, com 66% das agências acreditando no crescimento do negócio. Vale lembrar que, em 2022, a Lei 14.356 equiparou as agências da área — assim como as de comunicação digital — às agências de propaganda com relação às concorrências para o setor público. Apesar de alguns órgãos municipais e estaduais, desavisados, insistirem em contratar assessoria de imprensa através de pregão de preço, a expectativa é que as normas sejam cada vez mais respeitadas e mesmo as assessorias de imprensa regionais conquistem novos espaços fora do universo privado.
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