Confirmando suas afirmações de que iria passar um pente fino em todos os contratos da Embratur assinados durante o governo Bolsonaro, Marcelo Freito, novo presidente, decidiu suspender a concorrência lançada no finalzinho de 2022 para a seleção de duas agências para a conta corporativa e de RP de divulgação do Brasil no exterior.
Atualmente com as agências Ogilvy e FSB, elas somam R$ 50 milhões, e traziam a novidade de permitir a participação de agências de fora do país. Tanto que os editais da chamada “Concorrência Internacional nº 3/2022” foram publicados com versões em inglês e em espanhol. A entrega de propostas estava marcada para 29/03.
Esta semana, também, a Embratur definiu uma nova diretora de marketing. É Jaqueline Gil, co-fundadora da consultoria Amplia Mundo, focada em turismo e sustentabilidade, e que já havia trabalhado na Embratur nos anos 2000, sob a presidência de Eduardo Sanovicz, antes de o órgão mudar sua estrutura para ser a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo.
Jaqueline é formada em turismo pela Universidade Federal do Paraná, com mestrados e cursos inclusive em universidades no exterior, como Stanford, Georgetown e Harvard. Além disso, é professora colaboradora na Universidade de Brasília e pesquisadora no Instituto de Copenhagen de Estudos de Futuros.
Hoje, na área de marketing, além da Ogilvy e da FSB, a Embratur definiu novas agências durante 2022. Para a área promocional, as vencedoras foram Monumenta e Terruá, responsáveis por uma verba de R$ 30 milhões. E, no digital, conta de R$ 8,7 milhões, quem levou foi a in.Pacto, que teve seu contrato assinado em 23/11.
LEIA TAMBÉM NA JANELA
• Embratur lança afinal sua licitação de RP para duas agências, com verba de R$ 50 milhões (em 29/12/2022)
• Terruá e Monumenta levam a conta de R$ 30 milhões de promo da Embratur (em 16/12/2022)
• Embratur confirma sua conta digital na agência In.Pacto (em 10/11/2022)