• Lula confirma Marcelo Freixo à frente da Embratur e exonera Gilson Machado

    Marcelo Freixo e Lula

    Não durou dois meses a volta de Gilson Machado à presidência da Embratur, após a sua nomeação, em novembro de 2022, pelo então presidente Bolsonaro, a um mês e meio do final de seu mandato.

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    Em edição extra na quinta-feira, 12/01, do Diário Oficial da União, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou o decreto com a exoneração de Machado e a nomeação de Marcelo Freixo como o novo executivo à frente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo.

    A decisão também exonerou Silvio Santos do Nascimento do cargo de diretor de marketing, inteligência e comunicação da casa.

    A Embratur é órgão importante para o mercado de comunicação, já que sua função é exatamente divulgar o país no exterior. Na área de publicidade, a conta é atendida pelas agências Calia e Propeg. No digital, a in.Pacto foi confirmada no final de 2022, assim como Terruá e Monumenta para cuidar da área de marketing promocional. E a área corporativa foi ganha pela FSB em 2021.

    Neste momento, inclusive, o órgão está com concorrência aberta para duas agências de RP que irão cuidar da comunicação com a mídia internacional, trabalho atualmente feito pelas agências FSB e Ogilvy.

    Freixo promete focar em marketing

    Marcelo Freixo havia sido candidato ao governo do Rio de Janeiro nas eleições de 2022 e perdeu para Claudio Castro. Na época, estava no PSB e agora se filiou ao PT.

    No seu Twitter, Freixo publicou uma sequência de postagens sobre seus planos para a Embratur:

    1. Agora é oficial. Assumo hoje a presidência da Embratur. Agradeço a confiança do presidente @LulaOficial. Nosso principal objetivo será recuperar a imagem do Brasil no exterior para atrairmos mais turistas, trazermos mais investimentos e criarmos empregos.

    2. O primeiro passo é arrumar a casa. A situação na Embratur é de caos administrativo e ineficiência. Por isso, vamos passar o pente fino nos contratos para acabar com o desperdício.

    3. Faremos uma gestão técnica e transparente, retomando o foco em marketing, promoção e apoio à comercialização do Brasil no exterior, com base em inteligência de dados, parcerias com o mercado, investimento em inovação, inserção da agenda de sustentabilidade e ações climáticas.

    4. O turismo é essencial para superarmos a crise e criarmos emprego, o que falta são políticas públicas e programas que fortaleçam o setor, em sintonia com as transformações recentes em nossa sociedade e o dinamismo que vimos em outros destinos turísticos no mundo.

    5. Para alcançarmos esses objetivos, vamos nos articular e realizar ações integradas com diversos ministérios para promovermos o turismo brasileiro. Também retomaremos imediatamente o diálogo com representantes do setor após 4 anos de isolamento do governo Bolsonaro.

    6. Nossa missão será dar ao turismo o protagonismo que ele merece e que o mundo espera de nós. Temos a convicção de que com muito trabalho, determinação e diálogo alcançaremos nosso objetivo.

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    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

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