Em um filme emocionante, o Banco do Brasil está homenageando a Semana Internacional dos Surdos sem dizer uma palavra durante um minuto e meio de gestos em Libras, música e dança. Mas vendendo seus serviços a todos os deficientes auditivos do país.
A criação foi da agência Lew’Lara\TBWA, que contou com a realização da Boiler Filmes, mais a direção de Liv Stacciarini, para atingir os mais de 10 milhões de pessoas que o último censo do IBGE apontou que são surdas no Brasil.
“É um público que costuma ser coadjuvante nas comunicações institucionais das marcas e normalmente precisam ficar olhando um quadradinho na tela para acompanhar as interpretações em libras. Agora, somos nós que precisamos ler a legenda. A campanha traz essa experiência, em um exercício de empatia”, afirma Paula Sayão, diretora de marketing e comunicação do Banco do Brasil.
No Youtube, onde estreou dia 21/09, quando se comemora o Dia Mundial das Línguas Gestuais, a peça já beira um milhão de visualizações, com a manifestação, nos comentários, de diversos internautas que se revelaram surdos e agradeceram o reconhecimento do banco à sua realidade.
Na criação do comercial, a Lew’Lara contou com a consultoria e a orientação técnica da Turma do Jiló, uma ONG voltada a pessoas com deficiência. A língua de sinais se transforma em uma expressão artística que contou com bailarinos surdos ou que possuem alguma deficiência auditiva. Rodrigo Tortima, diretor executivo de criação da Lew’Lara\TBWA conta que “o balé foi sincronizado e e esteticamente pensado com música produzida exatamente para que pudessem sentir a vibração e dançar”.
O comercial ganhou versões de 90, 60 e 30 segundos, contando com veiculação nacional em TV aberta, além de exibição nos cinemas e redes sociais do BB.
Nas redes sociais, o BB também promoveu a alteração do avatar em seus perfis, de modo temporário, chamando a atenção pela causa. A marca do BB, no grafema reconhecido, foi substituída pelo sinal de Libras que significa “Banco do Brasil”.
Ficha Técnica
Título: Somos 10 milhões
Agência: LEW’LARA\TBWA
Cliente: Banco do Brasil
Produto: Atendimento em Libras
CEO: Marcia Esteves
CCO: André Gola
Direção Executiva de Criação: Rodrigo Tortima
Direção de Criação: Rodrigo Tortima
Direção de Arte: Natália Calvoso
Redação: Polyana Bandeira e Paulo Mello
Managing Director: Duda Guedes
Negócios: Daniela Rios e Janaina Bourguignon
CSO: Raquel Messias
Estratégia: Bruno Lobo, Hugo Costa, Yasmin Dias, Giovanna Molinari e Daniel Gizo
CMDO: Vicente Varela
Mídia: Luisa Sotero, Marco Marques, Anderson Cabral, Barbara Souza.
BI: Luisa Sotero, Fernanda Gamarski
CCOO: Elise Passamani
Operações: Fran David
Projetos: César Matias e Ana Gaudêncio
Consultoria e orientação técnica em Inclusão da Diversidade: Turma do Jiló
Carolina Videira, Leonora Novaes, Laura Bruscagin, Marinalva Cruz e Talita Messias
Produção de RTV: Izabel Soares e Wilza Godoy
Produção Gráfica: Rodrigo Giammarino, Juliano Oliveira e Simone Camacho
Produtora de Filme: Boiler Filmes
Direção: Liv Stacciarini
Direção de Fotografia: Gabril Bianchini
Direção (2ª unidade): Nico Matteis
Direção de Fotografia (2ª unidade): Nico Mateis
Produção Executiva: Juliana Martellotta
Direção de Arte: Jaque Ramieli
Produção de Arte: Livia Blues
Atendimento: Larissa Perrotta, Jess Thomaz e Ana Ocampos
Coordenação de Produção: Juliana Sugolo, Stefanie Korb, Cintia Mantero e Michel Nogueira
Assistência de Direção: Bruno Galvão, Marcelo Selingardi e Larissa Andrade
Figurino: Giovana Moretto
Make: Roger Ferrari
Produção: Guilherme Valiengo e Lucas Gregório Branco
Cenografia: Gabb Cabo Verde
Montagem: Nico Matteis
Coordenação de Pós-Produção: Ricardo Quintela
Finalização: Rafael Barão e João Brusk
Pós-Produção: Flow Effects
Color Granding: Acauan Pastore
Produtora de Som: Satelite Audio.
Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi.
Atendimento: Fernanda Costa, Renata Schincariol e Daniel Chasin.
Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Thiago Colli, Mike Vlcek, Charly Coombes, Koitty e Lucas Carvalho.
Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Ian Sierra, Arthur Dossa, Renan Marques.
Assistente de Finalização: Alexandre Avicena.
Coordenação de Produção: Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira, Bruna Isidore e João Piccoli.
Aprovação Cliente: Paula Sayão, Ana Carolina Castro, Elvis K. Figueiredo, Rafael Prandina, Thais Berenice Oliveira, Camila Caldeira.