• Banco do Brasil lança comercial voltado à comunidade surda, em criação da Lew’Lara

    Lew'Lara\TBWA para Banco do Brasil - Acessibilidade

    Em um filme emocionante, o Banco do Brasil está homenageando a Semana Internacional dos Surdos sem dizer uma palavra durante um minuto e meio de gestos em Libras, música e dança. Mas vendendo seus serviços a todos os deficientes auditivos do país.

    Publicidade

    A criação foi da agência Lew’Lara\TBWA, que contou com a realização da Boiler Filmes, mais a direção de Liv Stacciarini, para atingir os mais de 10 milhões de pessoas que o último censo do IBGE apontou que são surdas no Brasil.

    “É um público que costuma ser coadjuvante nas comunicações institucionais das marcas e normalmente precisam ficar olhando um quadradinho na tela para acompanhar as interpretações em libras. Agora, somos nós que precisamos ler a legenda. A campanha traz essa experiência, em um exercício de empatia”, afirma Paula Sayão, diretora de marketing e comunicação do Banco do Brasil.

    No Youtube, onde estreou dia 21/09, quando se comemora o Dia Mundial das Línguas Gestuais, a peça já beira um milhão de visualizações, com a manifestação, nos comentários, de diversos internautas que se revelaram surdos e agradeceram o reconhecimento do banco à sua realidade.

    Na criação do comercial, a Lew’Lara contou com a consultoria e a orientação técnica da Turma do Jiló, uma ONG voltada a pessoas com deficiência. A língua de sinais se transforma em uma expressão artística que contou com bailarinos surdos ou que possuem alguma deficiência auditiva. Rodrigo Tortima, diretor executivo de criação da Lew’Lara\TBWA conta que “o balé foi sincronizado e e esteticamente pensado com música produzida exatamente para que pudessem sentir a vibração e dançar”.

    O comercial ganhou versões de 90, 60 e 30 segundos, contando com veiculação nacional em TV aberta, além de exibição nos cinemas e redes sociais do BB.

    Nas redes sociais, o BB também promoveu a alteração do avatar em seus perfis, de modo temporário, chamando a atenção pela causa. A marca do BB, no grafema reconhecido, foi substituída pelo sinal de Libras que significa “Banco do Brasil”.

    Publicidade
    Ficha Técnica

    Título: Somos 10 milhões
    Agência: LEW’LARA\TBWA
    Cliente: Banco do Brasil
    Produto: Atendimento em Libras
    CEO: Marcia Esteves
    CCO: André Gola
    Direção Executiva de Criação: Rodrigo Tortima
    Direção de Criação: Rodrigo Tortima
    Direção de Arte: Natália Calvoso
    Redação: Polyana Bandeira e Paulo Mello
    Managing Director: Duda Guedes
    Negócios: Daniela Rios e Janaina Bourguignon
    CSO: Raquel Messias
    Estratégia: Bruno Lobo, Hugo Costa, Yasmin Dias, Giovanna Molinari e Daniel Gizo
    CMDO: Vicente Varela
    Mídia: Luisa Sotero, Marco Marques, Anderson Cabral, Barbara Souza.
    BI: Luisa Sotero, Fernanda Gamarski
    CCOO: Elise Passamani
    Operações: Fran David
    Projetos: César Matias e Ana Gaudêncio
    Consultoria e orientação técnica em Inclusão da Diversidade: Turma do Jiló
    Carolina Videira, Leonora Novaes, Laura Bruscagin, Marinalva Cruz e Talita Messias
    Produção de RTV: Izabel Soares e Wilza Godoy
    Produção Gráfica: Rodrigo Giammarino, Juliano Oliveira e Simone Camacho
    Produtora de Filme: Boiler Filmes
    Direção: Liv Stacciarini
    Direção de Fotografia: Gabril Bianchini
    Direção (2ª unidade): Nico Matteis
    Direção de Fotografia (2ª unidade): Nico Mateis
    Produção Executiva: Juliana Martellotta
    Direção de Arte: Jaque Ramieli
    Produção de Arte: Livia Blues
    Atendimento: Larissa Perrotta, Jess Thomaz e Ana Ocampos
    Coordenação de Produção: Juliana Sugolo, Stefanie Korb, Cintia Mantero e Michel Nogueira
    Assistência de Direção: Bruno Galvão, Marcelo Selingardi e Larissa Andrade
    Figurino: Giovana Moretto
    Make: Roger Ferrari
    Produção: Guilherme Valiengo e Lucas Gregório Branco
    Cenografia: Gabb Cabo Verde
    Montagem: Nico Matteis
    Coordenação de Pós-Produção: Ricardo Quintela
    Finalização: Rafael Barão e João Brusk
    Pós-Produção: Flow Effects
    Color Granding: Acauan Pastore
    Produtora de Som: Satelite Audio.
    Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi.
    Atendimento: Fernanda Costa, Renata Schincariol e Daniel Chasin.
    Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Thiago Colli, Mike Vlcek, Charly Coombes, Koitty e Lucas Carvalho.
    Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Ian Sierra, Arthur Dossa, Renan Marques.
    Assistente de Finalização: Alexandre Avicena.
    Coordenação de Produção: Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira, Bruna Isidore e João Piccoli.
    Aprovação Cliente: Paula Sayão, Ana Carolina Castro, Elvis K. Figueiredo, Rafael Prandina, Thais Berenice Oliveira, Camila Caldeira.

     

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×