• Prefeitura do Rio tem Leiaute, Agência3 e Binder à frente de sua concorrência

    Eduardo Paes

    A Prefeitura do Rio está mais próxima de voltar a ter agências de publicidade. Em sessão realizada na tarde de terça, 24/05, as agências Leiaute, Agência3 e Binder foram anunciadas como tendo as maiores pontuações da Concorrência 01/2022.

    Apesar de a Leiaute e a Agência3 terem chegado ao mesmo resultado — 95 pontos –, a Leiaute foi posicionada à frente por ter — como o carioca está acostumado a ver nas apurações das escolas de samba — obtido nota mais alta em um dos critérios de desempate, no caso, os “Relatos de Soluções de Problemas de Comunicação”.

    A surpresa da disputa foi a desclassificação da agência Nacional, por ter apresentado a sua proposta encadernada em espiral. Segundo informou a Comissão de Licitação, de acordo com o edital, as folhas deveriam ter sido entregues soltas dentro de um envelope. Com isso, a agência sequer teve seu conteúdo analisado pela subcomissão técnica.

    Licitação da Prefeitura do Rio
    Representantes das agências rubricaram todas as propostas

    Extraoficialmente, fontes da agência informaram à Janela que irão estudar se entram com recurso. Conversando com líderes de agências, ouvimos quem defendesse que a subcomissão técnica deveria ter julgado a proposta da Nacional mas deixado sub judice sua pontuação.

    Publicidade
    Publicidade

    Ao sequer avaliar o material nem lhe conferir nota, os jurados eliminaram a chance de a agência retornar ao processo caso a Justiça viesse a determinar que o erro teria sido meramente burocrático. Ou seja, dizem aqueles publicitários, a atitude pode ter aberto margem para a agência inclusive pleitear o cancelamento de todo o processo.

    Vale lembrar que a gestão atual de Eduardo Paes está sem agências desde sua posse em 2021, quando não foram renovados os contratos com as agências Cálix, E3 e Nova/SB, escolhidas na gestão de Marcelo Crivella.

    Veja abaixo as pontuações das agências concorrentes, em ordem decrescente, considerando o Envelope 1 a proposta criativa e o 3 a Capacidade de Atendimento.

    # Agência Envelope 1 Envelope 3 Nota Final
    Leiaute 60,0 35 95
    Agência3 60,5 34,5 95
    Binder 59,0 35 94
    Propeg 57,5 35,0 92,5
    Artplan 56,5 35,0 91,5
    Nova/SB 55,0 35,0 90
    E3 50,5 35,0 85,5
    3AW 46,0 31,0 77
    Cálix 41,5 35,0 76,5
    10º Nacional 35,0
    Atualização em 27/05/2022

    A Comissão de Licitação publicou uma correção nos resultados, informando que reviu os critérios de desempate e, na verdade, quem está na frente é a Agência3. Não houve explicação sobre o erro e nenhum adendo foi disponibilizado na área de licitações da Prefeitura do Rio.

    De qualquer forma, não muda muita coisa, já que as três primeiras é que serão contratadas.

    Atualização em 15/10/2024

    O Diário Oficial do Município do Rio registrou que foi celebrado o Segundo Termo Aditivo aos contratos entre o Município do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal da Casa Civil e suas agências, valendo por mais 12 (doze) meses, e até 10/2025. O  valor registrado para cada uma é de R$ 42 milhões, já que a verba licitada em 2022 era de R$ 126 milhões.

    Publicidade

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×