Faleceu este sábado, 14/05, aos 58 anos, o diretor Breno Silveira, após passar mal durante filmagens do longa “Dona Vitória”, com a atriz Fernanda Montenegro, na cidde de Limoeiro, interior de Pernambuco.
Apesar de publicamente conhecido como diretor de longas como “Os Dois Filhos de Francisco”, de 2005, que contava a saga de Zezé de Camargo e Luciano, Silveira foi prolífico fotógrafo e diretor de comerciais, através da produtora Conspiração.
Um dos mais recentes, de 2016, foi o divertido “Caiu”, da Publicis Brasil para o Habib’s, quando impeachment era assunto no Brasil.
Nascido em 05/02/1964, ele contava que começou no set como assistente de fotografia de Edgar Moura, em Bete Balanço, em 1984, com 20 anos de idade. Já consagrado como diretor, assinou outros trabalhos conhecidos de dramaturgia, como “Gonzaga: De Pai para Filho”, sobre Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, e “Entre Irmãs”.
Nas atas do Prêmio Colunistas, encontramos o nome de Breno Silveira, pela primeira vez, como diretor de fotografia de um trabalho para a produtora Zohar com direção de Andrew Waddington, o Andrucha, que já em 1991 havia aberto a Conspiração. Todos os demais trabalhos premiados de Silveira já foram por esta produtora.
(Obs.: Se algum leitor encontrar nas redes sociais outros comerciais de Breno Silveira, por favor coloque nos comentários)
Boa Marcio. Diretor consagrado no cinema, Breno também realizou vários comerciais. Nesta matéria do link reproduzi outros quatro trabalhos publicitários dele:
https://www.blogdoadonis.com.br/2022/05/15/sucesso-tambem-na-propaganda/53261/#more-53261
Ótimo, Adonis. É uma pena que muitos trabalhos maravilhosos desses grandes diretores não estejam no Youtube. E que, mesmo os que possam estar, não dão o crédito.