Com a venda da Cultura Inglesa do Rio para o grupo que controla a Cultura em São Paulo, a conta publicitária também deixou o mercado carioca, onde a escola era atendida pela Quintal.
A nova responsável pela conta é a Artplan, que, em 2020, havia conquistado o cliente para os mercados de São Paulo, Santa Catarina e Bahia. Agora, o escritório paulista da agência também passa a criar para o grupo de escolas que pertenciam à Spot Educação, no Rio, Brasília, Goiás, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Tocantins.
Aliás, é o reencontro da agência com a Cultura nesses mercados, que ela chegou a atender em 2016.
Acabou não acontecendo, portanto, a promessa da assessoria de imprensa da Cultura à Janela em 2021, de que a venda do curso não alteraria o marketing no Rio de Janeiro. O próprio responsável pela área neste mercado, Antonio Mota, deixou a casa.
Rebranding Nacional
Na quarta-feira, 04/05, inclusive, a nova direção da Cultura Inglesa faz o lançamento da marca nacional — que tem um leão heráldico, como do brasão inglês, como símbolo — nos seus novos mercados.
Desaparecem, portanto, as setinhas de “fast-forward” que faziam parte da marca da Cultura carioca e que a própria Quintal utilizou em sua campanha “O inglês que >> você”.
Esta marca com as setinhas, como a Janela registrou, surgiu em 2002, criada pelo escritório carioca de design PVDI. Na época, o estúdio destacou, em declarações à imprensa, a ousadia de um curso de inglês não mais basear sua identidade nas bandeiras inglesa e americana.
O trabalho de rebranding está sendo comandado pela head de marketing da Cultura, Flavia Zülzke.
LEIA TAMBÉM NA JANELA
• Venda da Cultura não deve alterar o marketing do Rio (em 19/03/2021)
Ah, fique tranquilo! Curso de Inglês totalmente “on line” na tranquilidade de sua casa, você aprenderá: Conversação Básica,
Expressões do dia a dia, verbo, adjetivos e artigos. Saiba mais: hotm.art/7BbdFJzO