Está dada a largada pela conta da Petrobras! A petroleira lançou discretamente na sexta-feira, 04/02, o aviso da sua concorrência de publicidade, que selecionará até duas agências para gerenciar uma verba estimada no edital em R$ 375 milhões. Este valor vale para dois anos e meio de contrato, renováveis pelo mesmo periodo.
Hoje, a conta da Petrobras está com as agências DPZ&T e Propeg, escolhidas em concorrência de 2017. Por força legal, elas terão seus contratos encerrados este ano. Na época, a verba licitada havia sido de R$ 550 milhões para os mesmos dois anos e meio. Ou seja, houve uma queda de 32% nestes cinco anos.
O caminho para chegar à documentação é através do site Petronect. Felizmente, os campos de busca permitem apenas escrever “Publicidade” no espaço “Descrição do Item”. Daí, é só descer até o fim da página para chegar à “Oportunidade 7003756373”.
Desafio criativo
O briefing do edital mostra o quanto a Petrobras ainda se ressente dos escândalos de corrupção de alguns anos atrás. São páginas e páginas falando sobre compliance, integridade, transparência, códigos de conduta etc.
Não por acaso, o desafio de comunicação para as agências será apresentar uma proposta para reverter a desconfiança que a empresa ainda sente na opinião pública em relação à Petrobras.
“Como tornar um discurso empresarial, de melhorias na gestão, em uma campanha institucional forte e relevante para as pessoas? Como falar do assunto, sem parecer uma campanha política, especialmente em um ano eleitoral?”, pergunta a empresa.
A entrega das propostas está marcada para o dia 12/04/2022, na sede da empresa, no Rio.
LEIA TAMBÉM NA JANELA
• Gustavo Ferro volta à publicidade da Petrobras, que prepara nova licitação (em 18/01/2022)
• Verba de publicidade da Petrobras cai 72% em cinco anos (em 08/09/2021)