Quase um terço do que os deputados federais gastam com sua cota parlamentar é dedicado à sua própria divulgação. O resultado foi revelado esta semana na área de transparência da Câmara, que apontou que dos R$ 161,1 milhões de reais a que os parlamentares tiveram o direito de utilizar, 31%, ou seja, R$ 54,9 milhões estão no item “Divulgação da Atividade Parlamentar”.
Em segundo lugar, vem Aluguel de Veículos (R$ 25,2 milhões correspondentes a 14,24%). Consultoria e pesquisa fica apenas em quarto, com 11,18% da verba, somando R$ 19,79 milhões.
Em comparação com 2020, os deputados investiram percentualmente mais se promovendo, o que analistas identificam como sendo reflexo de 2021 já ser um ano pré-eleitoral. No mesmo período de janeiro a novembro de 2020, o custo da divulgação aumentou 25%, já que ano passado ficou em R$ 53 milhões no ano passado e em 2019 em R$ 42 milhões.
De qualquer forma, a Câmara ter destaca que os gastos gerais diminuíram ao longo dos últimos anos. Em 2019, o total havia sido de R$ 195,7 milhões e em 2020 de R$ 172,4 milhões.
Nesta “divulgação da atividade parlamentar” entram tanto mídia, como OOH, quanto redes sociais, impressões de folhetos e outras publicações.