A Cencosud, controladora do Prezunic, enviou e-mail esta segunda, 27/09, às agências que estão participando de sua concorrência publicitária, comunicando que a empresa decidiu “congelar” o processo.
Segundo o texto assinado por Victor Hugo Costa da Silva, comprador sênior da Cencosud, “após alguns alinhamentos internos”, a concorrência passará por “ajuste de escopo” e será retomada assim que as alterações forem concluídas.
Com entrega de propostas marcada para o final de outubro, o Prezunic já não teria tantos participantes em sua disputa quanto gostaria. Segundo amigos da Janela, a Agência3 e a Propeg, duas das agências convidadas — e que haviam participado da última concorrência — teriam aberto mão de se apresentar desta vez.
Outras convidadas em 2019, como 11:21, Binder, NBS e Repense, este ano não entraram na lista, que agora contaria, por outros amigos da Janela, novamente com a agência atual Leiaute — determinada a manter o cliente — e com a Nova/SB.
A novidade agora é que a Cencosud teria garantido às participantes que a criação seria efetivamente levada em conta na decisão. Uma reação clara ao protesto surgido em 2019, quando todos saíram com a sensação de que a concorrência havia sido convocada apenas para forçar um corte ainda maior nos custos da Leiaute, estimados, ao final, como sendo um fee mensal de R$ 250 mil.
Campanha de 2022
A expectativa da Cencosud era de que, até outubro, as agências pudessem criar sugestões para a campanha de aniversário do Prezunic, a ser comemorada em maio de 2022.
Desde 2020, por conta da pandemia, o Prezunic praticamente saiu da televisão, contratando pontualmente rádio e MOOH e focando em mídias digitais, para onde foi deslocado o ator Marcelo Marrom, que vive o personagem Oferteiro. Marrom, de qualquer forma, segue contratado até 2022.
Para a nova campanha, já que o Prezunic quer estimular seu e-commerce, o foco permaneceria no digital, com as demais mídias apenas entrando de forma complementar. Ou seja, quem quiser brigar pela conta já vai entrar sabendo que, ou o fee será suficiente para bancar as normalmente enormes equipes de desenvolvimento e controle da publicidade online, ou não poderão contar com o eventual BV das emissoras de TV.
A Janela, assim como em 2019, tentou contato com a área de marketing do Prezunic, com a resposta, via assessoria de imprensa, de que eles confirmam a suspensão da concorrência mas preferem não fazer comentários.
LEIA TAMBÉM NA JANELA
• Prezunic já tem finalistas: Agência3, Leiaute e Propeg (em 25/07/2019)
• Prezunic define sua concorrência e mantém a conta na Leiaute (em 17/10/2019)
• Prezunic convoca de novo agências para concorrência no Rio (em 21/09/2021)