A agência de live marketing carioca V3A adquiriu 50% do Prêmio eSports Brasil, a maior premiação da indústria de games e eSports da América Latina, que tem como outro sócio, também como 50%, o Grupo Globo.
A movimentação, com a V3A assumindo a posição da Go4it no negócio, “reforça o investimento da agência no mercado de eSports”, como destaca Victor Vocos Camargo, seu diretor. Atualmente, a agência tem um segmento dedicado exclusivamente à indústria em parceria com Kevin T’ang, da Câmara de comércio Brasil – China, que já conta com o WESG Latam, edição latinoamericana do World Electronic Sports Games, a maior competição multiplataforma de eSports do mundo, fundada na China pelo grupo Alibaba.
A segunda edição do WESG Latam, encerrada no início de março de 2021, teve mais de 10 horas ao vivo nos canais Sportv. Nas últimas edições do eSports Brasil, o patrocínio master foi da Oi, que apareceu na comunicação visual como “apresentando” a premiação.
A previsão é que a quinta edição do evento seja realizada em dezembro de 2021.
Mercado bilionário
Segundo o Relatório Global do Mercado de eSports e Live Streaming 2021, produzido pela Newzoo, consultoria especializada em estudos da indústria gamer e de eSports, o mercado global de eSports vai ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão pela primeira vez em 2021. Isso representa um crescimento de 14,5% em relação ao ano passado.
Deste montante, o relatório aponta que patrocínios (US$ 641 milhões), direitos de mídia (US$ 192,6 milhões), taxas de publishers (US$ 126,6 milhões), merchandising e ingressos (US$ 66,6 milhões) e streaming (US$ 25,1 milhões) são as principais fontes de receita de um mercado que cresce mesmo com a crise da Covid-19.
Com US$ 360 milhões de receita esperada para 2021, a China está no topo da lista, seguida pela América do Norte, Europa, Índia e Brasil, considerados os principais mercados movimentados por gamers profissionais, ligas e plataformas de streaming.
(Foto do Prêmio eSports Brasil por Renato Pizzutto)
PUBLICIDADE