A Secretaria de Saúde do Rio se desculpou publicamente e está comunicando que mandou recolher as peças de OOH em que o modelo foi fotografado com a máscara de cabeça para baixo.
A denúncia tomou de assalto as redes sociais desde a tarde de sábado, 10/04, reproduzindo a peça que teve criação da agência Propeg e foto de Rudy Huhold.
Disse a resposta do órgão: “A @saudegovrj agradece a observação de vcs. Nós, profissionais da Comunicação da @saudegovrj e da Publicidade do @govrj, pedimos desculpas por não termos percebido esse equívoco no uso da máscara dentro do nosso maior intuito nesta campanha: incentivar as pessoas que já podem se vacinar a buscar a imunização contra a Covid-19 e a manter as medidas de proteção. As peças publicitárias da primeira fase da campanha já foram recolhidas ontem (09.04) e uma segunda fase irá para as ruas nesta terça-feira (13/04)”.
Não é de hoje que o uso público de máscaras de cabeça para baixo chama a atenção, a despeito de a inversão da peça não alterar a sua funcionalidade de defender o usuário. Em junho de 2020, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, foi fotografado com a máscara invertida, com a imagem também sendo bastante reproduzida pelas redes sociais.
No caso do Governo do Estado, a desatenção na produção — que passou despercebida por toda a cadeia de aprovação das peças da campanha — tem a curiosidade de que o personagem fotografado sequer é um modelo profissional. Na verdade, segundo levantamento da Janela, ele é médico e saiu diretamente do seu plantão para o estúdio, de forma voluntária, para colaborar com a campanha. Assim como aconteceu com a enfermeira que aparece nas fotos. Ou seja, nem o próprio médico percebeu que colocou a máscara invertida.
A Propeg também se desculpou pelo erro, em conversa com a Janela, citando que vai oferecer ao Governo do Estado a refação do trabalho.
O mais chato, na situação, para a própria Propeg, é que a agência é uma especialista no uso de máscaras. A Propeg levou recentemente o Grand Prix de Mídia Impressa no Colunistas Norte-Nordeste 2020 pela campanha, criada para o veículo Correio da Bahia, estimulando o uso correto das máscaras no combate à pandemia do coronavírus.
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[…] Fonte: Janela Publicitária […]
Lastimável esse erro! Nem a agência nem o cliente viu! Cadê o atendimento?
Será que ninguém sabe usar máscara?
Qual o foco principal desta campanha? A máscara… Que horror!